O Grêmio busca sair do momento de instabilidade na temporada. Com apenas 2 vitórias nos últimos 10 jogos, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi pode novamente mudar sua formatação tática e apresentar modificações diante do Cruzeiro, neste domingo (27), às 19h (Horário de Brasília), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Se a grande novidade está em termos de nomes, no coletivo a tendência, em caso de mudança, é a retomada da formação com 3 zagueiros. Este sistema foi responsável pelo melhor momento do time no ano e apresentou menor índice de falhas em relação a formação atual de 2 zagueiros.

Renato pode apresentar nova escalação diante do Cruzeiro

Mesmo com a dúvida sobre o esquema tático que será utilizado, alguns dos jogadores contratados na última janela de transferências devem iniciar a partida, como o zagueiro Rodrigo Ely, por exemplo. Se o trio de defensores for utilizado, ele será companheiro de Bruno Alves e Kannemann no setor. Outra possibilidade é a presença do atacante João Pedro Galvão, que foi contratado para atuar ao lado de Luis Suárez no comando do setor ofensivo.

Os primeiros testes serão feitos no treinamento desta quinta-feira (24), no CT Luiz Carvalho. Além disso, os treinos de sexta-feira (25) e sábado (26), serão os responsáveis por definir as escolhas do técnico Renato Portaluppi e da comissão técnica para a partida.

Grêmio pode mudar formatação tática diante do Cruzeiro. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Grêmio pode mudar formatação tática diante do Cruzeiro. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Vale lembrar que o lateral-esquerdo Reinaldo está suspenso pela expulsão na última rodada. Por outro lado, retornam o meia Villasanti, o atacante Luis Suárez, além dos zagueiros Kannemann e Bruno Uvini.

Prováveis escalações do Grêmio diante do Cruzeiro

Se a escolha de Renato for por manter o 4-2-3-1, o time deve ter: Gabriel Grando; Fabio (João Pedro), Rodrigo Ely, Kannemann e Cuiabano; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Bitello, Ferreira e Luis Suárez.

Se a escolha for pelo esquema 3-4-3, a provável escalação do Grêmio deve ter: Gabriel Grando; Rodrigo Ely, Kannemann e Bruno Alves; Cuiabano, Villasanti, Pepê e João Pedro (Fabio); Cristaldo, Bitello e Luis Suárez.