O empate diante do Cruzeiro no último domingo (21) causará impacto no futuro do Grêmio também fora do campo. Nesta segunda-feira (22), o Dr. Marco Aurélio Xavier, responsável pelo Juizado do Torcedor, comunicou oficialmente que a arquibancada norte da Arena do Grêmio, local ocupado pelas torcidas organizadas, está interditada por 90 dias.

A decisão foi comunicada em entrevista para a Rádio Gre-Nal, de Porto Alegre. Segundo ele, o Grêmio ainda pode recorrer da decisão, que já passa a valer para o jogo contra o Ituano nesta sexta-feira (26):

"O espaço da arquibancada norte será interditado. Lamentavelmente não vimos avanço por parte do Grêmio. Sexta-feira não há chance de liberação para a arquibancada norte. O Grêmio pode recorrer, mas no momento está suspenso qualquer atividade no setor".

Além da interdição do local, 4 das torcidas organizadas gremistas estão impedidas de comparecerem a estádios na série B do Campeonato Brasileiro, seja dentro ou fora de casa: Geral do Grêmio, Rasta, Garra Tricolor e Torcida Jovem.

Romildo Bolzan discorda da punição sofrida pelo Grêmio

Logo após a oficialização da decisão, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., se posicionou em relação ao caso. Segundo ele, as punições aplicadas ao clube são "injustas, cheias de dúvidas e maximizadas":

"Nenhuma surpresa em relação ao Grêmio por parte do Juizado do Torcedor. O que o Grêmio se sente é injustiçado, porque contra o Grêmio tudo é potencializado. Aqui para o Grêmio tudo tem sido cobrado, mas eu não vejo o mesmo correspondente a outros clubes. É uma medida liminar cheia de dúvidas, e quando é o Grêmio, as coisas são maximizadas."

Desde a inauguração da Arena, em 2012, foram 55 casos que geraram punições ao Grêmio, seja por perda de mando de campo ou pela interdição do setor.