A contratação de Luis Suárez pode ser considerada como o grande marco da nova direção do clube, liderada pelo presidente Alberto Guerra. Mais do que a possibilidade de ser a referência técnica do time comandado por Renato Portaluppi, sua chegada no tricolor também foi pensada no quesito comercial, por conta da receita que sua presença é capaz de gerar.

Por isso, desde que fez sua estreia, no dia 17 de janeiro, pela Recopa Gaúcha, Suárez foi responsável por números positivos de renda nos mais variados mercados. Desde a venda de produtos oficiais até a melhora no pagamento da transmissão dos jogos, o atacante uruguaio tem se tornado cada vez mais "barato". Confira os números.

O lucro gerado pela contratação de Luis Suárez no Grêmio

Aumento no quadro social

Antes da contratação de Suárez, o Grêmio possuia cerca de 61 mil sócios, muito por conta do cenário difícil dos anos anteriores. A última atualização divulgada pelo clube sobre o quadro social confirmou 114.425 mil sócios, representando aumento acima de 100% na quantidade e também na receita gerada.

Para efeito de comparação, a receita atual é de R$ 3,8 milhões acima do valor recebido no ano passado. Importante dizer também que o aumento no quadro social não tem relação direta na sua totalidade com Suárez, mas o entendimento da direção é de que pelo menos 50% disso seja consequência da presença do uruguaio.

Venda de produtos oficiais e contratos de patrocínio

Até o fim do mês de agosto, o clube arrecadou cerca de R$ 23 milhões com vendas de produtos oficiais na GrêmioMania. Segundo o balanço financeiro divulgado pelo clube, que leva em consideração apenas o valor das vendas na loja situada na Arena, o valor arrecadado com os produtos foi acima de R$7 milhões.

Em relação aos contratos de patrocínio, Suárez se tornou garoto propaganda da casa de apostas Esportes da Sorte, que em março, firmou um contrato de 3 anos com o tricolor. O valor total do contrato supera os R$ 70 milhões, sendo uma parte desta quantia destinada ao auxílio no pagamento dos salários do atleta.

Está previsto em contrato o pagamento de 1 milhão de dólares anuais para os vencimentos do uruguaio. Em troca, ele é o principal produto de campanhas de marketing da marca.

Receita extra com transmissão de jogos na TV fechada

A presença de Suárez torna os jogos do Grêmio um produto mais valioso para quem transmite. Clube dono de bons índices de audiência, o tricolor conseguiu forte valorização no preço das partidas em casa e que não estão na TV aberta, através das cotas para a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão dos jogos do time no campeonato.

Conforme revelado pela direção gremista, o clube conseguiu triplicar o valor pago pela emissora para transmitir partidas em casa no canal SPORTV. O valor, que era de R$500 mil, passou para R$1,5 milhão por partida. Até o momento, foram 7 jogos com transmissão da emissora, o que gerou arrecadação de aproximadamente de R$ 10,5 milhões.

Existem outras fontes de receita que estão diretamente ligadas com a contratação de Luis Suárez. Entretanto, não estáo contabilizadas de forma individual nos informativos financeiros do clube.

Para 2024, a ideia da direção gremista é buscar outro grande nome de impacto e que possa se aproximar ao máximo das receitas geradas por Suárez. Por isso, o clube admite internamente que a conclusão de uma eventual transferência não deva acontecer de forma imediata.