Nas últimas horas da janela, os principais clubes do futebol brasileiro correm contra o tempo para fechar com seus mais novos reforços. No caso do Grêmio, coube a CBF adiantar a chegada do meia Edenilson, de 34 anos.

Em seu site oficial, no qual a entidade máxima do futebol nacional reserva o cadastro e perfil de todos os jogadores profissionais das 4 primeiras divisões e de times regionais, a foto do jogador já aparece com a camisa do Grêmio. Isso significa que o tricolor já deu entrada na documentação e prepara o anúncio oficial do meia.

O clube já havia tentado a sua contratação ainda no fim de 2023, mas as partes envolvidas não chegaram a um acordo na ocasião. Por conta do seu pouco espaço no elenco do Galo, o clube mineiro não dificultou sua liberação.

O jogador assina contrato com o tricolor até dezembro de 2025 e chega em definitivo ao clube. Para facilitar o acerto, o jogador aceitou reduzir seus vencimentos mensais, que eram de aproximadamente R$800 mil no Galo.

Antes de atuar pelo Atlético-MG, Edenilson atuou por outros clubes do futebol brasileiro e do exterior, como o Internacional, a Udinese-ITA e o Corinthians. Como premiações individuais, ganhou os seguintes prêmios:

  • Seleção do Campeonato Gaúcho: 2011, 2019, 2020, 2021;
  • Prêmio Bola de Prata ESPN: 2020, 2021;
  • Prêmio Craque do Brasileirão: 2020, 2021;
  • Troféu Mesa Redonda: 2020