O Grêmio ainda não anunciou oficialmente, mas o seu torcedor já pode comemorar a chegada de um novo reforço. O volante Camilo, de 25 anos de idade e que estava no Akhmat Grozny, da Rússia, teve seu novo contrato com o tricolor registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF na tarde desta terça-feira (11).

Mesmo sem ainda ser confirmado oficialmente como nova contratação gremista, o jogador já aparece registrado no portal de inscrições da entidade máxima do futebol brasileiro, o que lhe garante inclusive a possibilidade de entrar em campo de acordo com a vontade da comissão técnica tricolor.

A negociação se arrastava desde o fim de janeiro, quando o jogador não realizou a pré-temporada com seu antigo clube e manifestou seu desejo de retornar ao futebol brasileiro. Entretanto, os bastidores se movimentaram de forma intensa desde a abertura das conversas entre as partes.

A primeira informação recebida pela direção do Grêmio era de que Camilo poderia chegar ao clube sem custos. Entretanto, o Akhmat Grozny desmentiu a situação e comunicou ao Grêmio que só liberaria o jogador através de uma venda. Desde então, os clubes conversavam para acertar um valor satisfatório.

Camilo chega para aumentar o número de opções do elenco gremista no meio-campo. Embora não seja uma das prioridades estabelecidas pelo técnico Gustavo Quinteros, o atleta teve seu desempenho aprovado pelo departamento de análise de mercado do clube e é visto como uma "oportunidade de mercado". O custo da transferência não é superior a 2 milhões de euros (R$ 12 milhões). Este era o valor pedido pelo clube russo, mas o tricolor negociou para reduzir as cifras.

Além de Camilo, o Grêmio também está muito próximo de confirmar oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Lucas Esteves. O jogador conseguiu na justiça uma liminar para rescindir contrato com o Vitória e acertar sua ida ao tricolor.