O Grêmio é nacionalmente conhecido como um grande formador e vendedor de talentos e esta é, na maioria dos anos, a principal fonte de renda dos clubes brasileiros por conta de grandes vendas para o futebol do exterior. E em 2025, um dos jovens jogadores que estão ganhando espaço é o atacante Alysson, de 19 anos de idade e que desde os últimos meses de 2024, está transitando no time profissional em algumas oportunidades.

Por conta do bom desempenho apresentado nas chances que recebeu do técnico Mano Menezes, Alysson foi oficialmente promovido ao time principal. Com isso, a partir deste momento, seu contrato também recebeu algumas alterações importantes, principalmente do ponto de vista de proteção para assédio de outros clubes.

Os detalhes do contrato de Alysson com o Grêmio

O atual vínculo de Alysson com o Grêmio tem duração até dezembro de 2028. Com isso, contratualmente, o atacante tem permanência garantida no clube até o momento que atingir 22 anos de idade.

Bem como acontece com todos os principais talentos dos clubes brasileiros, o valor estabelecido para a multa rescisória é consideravelmente elevado. No caso de Alysson, por exemplo, a quantia fixada para a quebra do contrato é de 60 milhões de euros (R$ 388 milhões na cotação atual).

(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

No que diz respeito aos salários do atleta, os valores acertados ainda são bem inferiores aos da realidade dos principais clubes do Brasil. Geralmente nestes casos, mesmo atingindo bônus por desempenho individual, os vencimentos mensais do atleta são de abaixo de R$ 100 mil.

A ideia da direção gremista é de, assim como aconteceu com Gustavo Nunes em 2024, primeiramente obter o desempenho esportivo e dar ao atleta, mesmo que ainda jovem, um papel de protagonismo no time titular a médio prazo.

Posteriormente, contando com a afirmação e mantendo o bom nível de desempenho, o próximo objetivo passará a ser realizar uma venda com valores significativos para o orçamento do clube.