O futebol brasileiro conheceu, na manhã desta quarta-feira (1), como será o calendário de jogos para os próximos anos. E dentre as diversas situações apresentadas, o Campeonato Brasileiro será o motivo de grandes modificações nos planejamentos dos times que atualmente integram a elite do esporte no país.

Através de um plano apresentado pela CBF em evento realizado no Rio de Janeiro, foi definido que o Brasileirão será a competição mais longa da temporada do futebol nacional. Além de ter sua rodada de encerramento acontecendo antes dos últimos anos, a rodada de abertura também está programada para antes.

Confira todas as novidades abaixo.

Brasileirão 2026: CBF apresenta novidades

A fórmula de disputa, obviamente, não será modificada. Entretanto, a principal modificação que ocorrerá no Campeonato Brasileiro é a maior distribuição entre as datas das 38 rodadas. Na edição do ano que vem, a rodada de abertura da competição está prevista para acontecer já no dia 28 de janeiro.

Com isso, uma situação inusitada é o duelo entre datas do Brasileirão e dos campeonatos estaduais. Esta é a primeira vez em muitos anos que isso ocorrerá, e consequentemente, representa o trabalho para gerar menor relevância nos torneios estaduais.

A tendência é de que em 4 semanas, as datas das primeiras rodadas do Brasileirão coincidam com as fases finais dos estaduais.

Confira o resumo do que foi apresentado:

  • 1ª rodada acontecendo no dia 28 de janeiro
  • 38ª rodada acontecendo no dia 2 de dezembro
  • Disputa simultânea do Brasileirão com datas dos torneios estaduais
  • Pausa de 49 dias por conta da Copa do Mundo

Outra situação que envolve indiretamente o Campeonato Brasileiro é a nova regra imposta pela CBF para a Copa do Brasil. A partir de 2026, os 20 times que disputam o Brasileirão, ingressam na Copa do Brasil somente na 5ª fase, antes das oitavas de final.

No caso da Copa do Brasil, além disso, também foi confirmado um aumento no número de times participantes. Em 2025, foram 92 equipes disputando o torneio, enquanto em 2026 a quantidade deve subir para 126.

Ainda sobre o Brasileirão, outra novidade que será mantida de 2025 para 2026 é com o encerramento do calendário sendo feito pela Copa do Brasil. Em anos anteriores, a data de fechamento da temporada era a última rodada do Brasileirão.

O calendário detalhado sobre as datas-base das rodadas do Campeonato Brasileiro será apresentado oficialmente pela CBF nos próximos meses, após a realização dos últimos ajustes.