A nova direção do Grêmio, que será liderada por Odorico Roman, já está trabalhando nos bastidores visando o planejamento do time e do clube a partir do ano que vem. Por isso, a boa relação com outros clubes pode ser essencial para negociações futuras, principalmente para as movimentações nos elencos.

Nos últimos dias, o primeiro contato foi feito entre o empresário Celso Rigo, principal apoiador de Odorico Roman, e Pedro Lourenço, também empresário e dono da SAF do Cruzeiro. Parceiros comerciais antigos, Celso e Pedro trocaram informações sobre o planejamento que está envolvido e já iniciado para a próxima temporada.

Grêmio e Cruzeiro alinham conversas nos bastidores

O motivo do encontro entre os empresários foi a troca de informações e a possibilidade de negociações. Atletas que estão fora dos planos de ambos os clubes foram trocadas e podem evoluir para negociações na próxima janela de transferências.

Além disso, a recente negociação envolvendo os clubes pelo lateral-esquerdo Marlon aumentou a boa relação entre o tricolor gaúcho e o clube mineiro. A perspectiva é de que a passagem do atleta por Porto Alegre, primeiramente no molde de empréstimo, trouxe retorno para ambas as partes.

Após o cumprimento da meta de jogos, o Grêmio teve de acionar a cláusula obrigatória de compra no valor de 3.5 milhões de euros (R$ 22 milhões). Não está descartada, inclusive, a possibilidade de novas negociações no mesmo molde no futuro.

Neste momento, a nova direção do Grêmio realiza um trabalho inicial, de mapeamento de atletas como possíveis alvos. Movimentos mais concretos, como apresentação de propostas oficiais ou contatos com clubes, serão feitos apenas a partir de dezembro.

Embora os primeiros diagnósticos já tenham sido feitos sobre a necessidade de reforços para o elenco, a tendência é de que o foco seja em buscar nomes com status de titularidade, mesmo que em menor quantidade.