A primeira janela de transferências de 2026 deve marcar a saída de um jogador do Grêmio: O atacante Cristian Olivera. O atacante desperta o interesse do Nacional, do Uruguai, e já sinalizou que dará prioridade ao seu clube de coração, inclusive em declarações públicas feitas nos últimos meses.

Justamente pelo desejo de retornar ao futebol uruguaio, Cristian Olivera recusou prontamente outras possibilidades de transferência que foram apresentadas. De acordo com o jornalista Kaliel Dorneles, da Rádio Bandeirantes, clubes da Arábia Saudita demonstraram interesse, mas sem sucesso.

Grêmio tem reunião para definir futuro de Cristian Olivera

Na próxima semana, a nova direção do Grêmio terá uma reunião com representantes de Cristian Olivera e intermediários para viabilizar a transferência com o Nacional. O molde desejado pelo clube uruguaio é de um empréstimo com opção de compra fixada ao fim do período.

Entretanto, o cenário considerado ideal pelos futuros dirigentes do clube é de vender o jogador para recuperar parte do investimento feito no início deste ano. Mesmo assim, o clube não forçará a permanência do atleta, pois entende que pelo rendimento e por episódios de indisciplina, a melhor saída é negociar o atacante.

O Grêmio desembolsou cerca de 4.5 milhões de dólares (R$ 25 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos econômicos de Cristian Olivera. O vínculo do jogador com o tricolor tem duração até dezembro de 2027.

A transferência de Cristian Olivera deve iniciar um processo de reformulação do elenco do Grêmio. A avaliação da nova direção é que será necessário reduzir consideravelmente o custo mensal do grupo de jogadores, que hoje é de aproximadamente R$ 21 milhões. Por isso, abrir espaço na sua folha salarial é tratado como essencial para a saúde financeira do clube.

Nesta temporada, Cristian Olivera disputou 37 jogos, com 5 gols marcados e 2 assistências. O atacante está se recuperando de uma lesão ligamentar no tornozelo e deve retornar aos gramados somente no início de 2026.