O Grêmio pode, nos próximos dias, receber um valor surpreendente para a abertura do ano de 2026. Isso porque um jogador revelado pelo clube em 2016 e que retornou ao tricolor em 2022 pode acertar sua ida ao Houston Dynamo, dos Estados Unidos: Trata-se do atacante Guilherme, que em 2025 defendeu o Santos.

A negociação está muito avançada e o desejo do atleta é de se transferir ao clube norte-americano. De acordo com o site "GE", a oferta seria de 1.7 milhão de dólares (R$ 9,2 milhões na cotação atual), valor considerado interessante pelo desempenho recente do atleta. Por isso, o Santos está aberto a negociar.

Grêmio pode receber valor da venda de Guilherme

Quando acertou a saída de Guilherme para o Santos, o Grêmio garantiu a manutenção de 20% dos direitos econômicos do jogador. Na ocasião, os clubes também acertaram a vinda do volante Dodi ao tricolor gaúcho.

Neste cenário, o valor ao qual o Grêmio terá direito sobre a venda de Guilherme é de aproximadamente 340 mil dólares (R$ 1,8 milhão). Além disso, também existe o direito ao recebimento de uma quantia menor, referente ao mecanismo de solidariedade da FIFA.

A entrada de novas receitas é uma situação considerada essencial pela nova direção do Grêmio para a melhora no cenário financeiro do clube em 2026. Por isso, muitas alternativas são estudadas e avaliadas nos bastidores, desde a venda dos naming rights da Arena até a contratação de um novo patrocinador master.

O novo presidente do Grêmio, Odorico Roman, tomou posse na noite da última segunda-feira (8), em sessão solene no Conselho Deliberativo. Uma das prioridades da nova direção, inclusive, está em realizar venda de nomes valorizados do atual elenco gremista para melhorar o fluxo de caixa nos primeiros meses de 2026.