Dentro do processo de reformulação do elenco, o Grêmio segue trabalhando por chegadas e, principalmente, por possíveis saídas de jogadores que estão com pouca perspectiva de aproveitamento ao longo do ano. Um deles é o atacante chileno Alexander Aravena, contratado em 2024 e que, até aqui, não conseguiu se consolidar no time titular.

Diante das contratações feitas pelo clube, principalmente de Tetê e José Enamorado, Aravena perdeu espaço e estava entre os jogadores negociáveis do clube nesta janela de transferências. E, de acordo com o jornalista Tom Bogert, o destino do jogador deve ser um clube dos Estados Unidos.

Aravena negocia saída do Grêmio

O mais recente interessado em Aravena é o Portland Timbers. O clube norte-americano tem negociação em andamento com o Grêmio pela contratação do atacante chileno no molde de empréstimo com opção de compra.

Embora o desejo inicial da direção do Grêmio fosse de acertar a saída do jogador através de uma venda, a possibilidade de um empréstimo dando minutagem ao atleta e o colocando na vitrine pode ser uma oportunidade interessante visando uma negociação com cifras mais altas no futuro.

Aravena tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2028. Para efetuar a sua chegada, o tricolor desembolsou cerca de 3.5 milhões de dólares (R$ 19 milhões na cotação da época). O clube é dono de 70% dos seus direitos econômicos.

Pelo tricolor, Aravena já disputou 57 jogos, com 7 gols marcados e 3 assistências. Seu único título conquistado pelo clube foi a Recopa Gaúcha de 2025, sob o comando do técnico Mano Menezes.