Um dos principais responsáveis pela grande campanha feita pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro, o meia Bitello coleciona interessados na Europa e pode deixar o Grêmio nos próximos dias. Aos 23 anos e liderando boa parte das estatísticas e números do clube no ano, o jogador é, ao lado de Suárez, a referência técnica do time comandado por Renato Portaluppi.

Mais do que seus 7 gols marcados, Bitello também é muito importante para a criação das jogadas do time. Seja com a bola ou abrindo espaço para seus companheiros, o camisa 39 gremista é essencial para a distribuição das jogadas ofensivas da equipe.

Uma estatística que evidencia isso é a de assistências esperadas (xA). Neste quesito, Bitello lidera as estatísticas entre os jogadores sub-23 (até 23 anos), até o momento no Campeonato Brasileiro. Veja o ranking completo:

Jogadores sub-23 com mais assistências esperadas (xA) no Brasileirão 2023:

  1. Bitello (Grêmio) - 3.35xA
  2. Gabriel Pec (Vasco da Gama) - 3.32xA
  3. Wesley (Flamengo) - 2.54xA
  4. Calebe (Fortaleza) - 2.42xA
  5. Lucas Piton (Vasco da Gama) - 2.17xA
  6. Victor Hugo (Flamengo) - 2.14xA
  7. Rodrigo Nestor (São Paulo) - 1.96xA
  8. Khellven (Athletico) - 1.62xA
  9. Luca Orellano (Vasco da Gama) - 1.49xA
  10. Helinho (Red Bull Bragantino) - 1.38xA

*Estatística apresentada pelo perfil DataFut l Brazilian Stats

Bitello é um dos destaques do Grêmio em 2023. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Bitello é um dos destaques do Grêmio em 2023. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

O que é a assistência esperada (xA)?

A assistência esperada é um índice de estatística que mapeia a probabilidade de um determinado passe realizado se torne uma assistência de gol. Este índice atribui a probabilidade deste passe de acordo com a localização no campo, na fase do jogo e na distância percorrida.

Os jogadores recebem pontos xAs por cada passe realizado, independentemente de um chute a gol ter ocorrido ou não. Basicamente, isso significa que Bitello gera acima de 3 assistências por partida dentro do Campeonato Brasileiro, servindo aos seus companheiros.

Vale lembrar que o Grêmio é dono do 4º melhor ataque do Brasileirão, com 29 gols marcados em 19 partidas. Entretanto, em termos de eficiência nas finalizações, o tricolor é o 5º colocado, já que cerca de 11% das finalizações do time se confirmam em gols.