Mesmo em poucos meses de trajetória, a contratação de Luis Suárez já é considerada um sucesso histórico para o Grêmio. Trazido como o grande nome da gestão do presidente Alberto Guerra para liderar a retomada do tricolor na elite do futebol brasileiro, o atacante uruguaio está dando retorno em outros setores importantes, também fora do campo.

Entretanto, para efetuar esta contratação, foi necessária uma grande operação da direção em todos os sentidos, principalmente no fator financeiro. Somado aos impostos, seu custo mensal aproxima-se de R$1,9 milhão, muito acima do possível neste momento. O rebaixamento para a série B comprometeu de forma significativa as finanças do clube.

Um dos grandes personagens da negociação, o empresário Celso Rigo, detalhou bastidores da negociação com Suárez. Rigo já investiu em diversas contratações do clube e participa há 30 anos do ambiente gremista. O empresário concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Duda Garbi em seu canal do Youtube.

Celso Rigo revelou bastidores da contratação de Luis Suárez

Antes de aceitar a oferta do Grêmio, Suárez pediu para conversar com os patrocinadores que seriam responsáveis pelo pagamento do seu salário. Celso Rigo teve de fazer uma apresentação da empresa para o jogador e seus representantes:

"O presidente (Guerra) estava um pouco reticente, porque demandava recursos. Chegou um momento que ele disse: Vamos em frente. Com o aval do presidente, as coisas fluíram e foi uma negociação um pouco truncada. Tem custos aqui e lá que não são divulgados, bastidores e tal. O importante é que só foi viável porque o jogador queria vir. Com a vontade dele, as coisas foram se encaixando. " comentou.

"Pra poder fazer a participação, foi pedido para que fosse feita uma apresentação, para ele saber exatamente quem estava pagando ele. Ele recusou alguns patrocinadores, mas ele cuida muito. Tivemos que apresentar a empresa para ele poder nos aceitar como patrocinador." finalizou.

O contrato e os números de Suárez

Luis Suárez tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2024. Até o momento, tem 23 jogos disputados, com 14 gols e 6 assistências. É o artilheiro do time de Renato Portaluppi no ano e líder em participações em gols.

Luis Suárez comemora gol marcado no Gre-Nal 439. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Luis Suárez comemora gol marcado no Gre-Nal 439. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Além dele, outros grandes investimentos do tricolor para 2023 foram o volante Felipe Carballo e o meia Franco Cristaldo, contratados junto ao Nacional-URU e Huracán, respectivamente.