O processo eleitoral do Grêmio começa oficialmente neste sábado (24), com a sua eleição para a renovação do Conselho Deliberativo do clube. Os sócios aptos poderão escolher quem serão os seus representantes para votar e atuar nas principais causas do clube, dentro e fora de campo.

E, na manhã desta quarta-feira (21), uma das chapas candidatas ao processo denunciou declarações racistas e xenofóbicas contra um dos seus integrantes. A Chapa 6, do movimento "Grêmio de Todos", declara que João Hermínio, um dos membros da coordenação da chapa, foi o principal alvo.

Confira a nota na íntegra:

"A Chapa 6 GRÊMIO DE TODOS - OPOSIÇÃO DE VERDADE vem, publicamente, manifestar seu total repúdio à proliferação de perfis falsos nas redes sociais, que propagam informações e notícias falsas e que absurdamente acham que estão livres para cometer crimes.

Além da perseguição política que vem ocorrendo há semanas com uma grande fake news sobre um de nossos coordenadores, um novo fato nos horrorizou nesta quarta-feira (21).
Nesta manhã, nossa equipe de comunicação percebeu três mensagens criminosas de um perfil fake: duas de conteúdo racista e xenofóbico contra o João Herminio, um dos membros da nossa Coordenação, e uma mensagem contra as mulheres da Chapa 6.
Em uma das postagens realizadas pela conta do Twitter "Rudolph Martins" no dia 20 de setembro, ele afirma:

"to entre a chapa do danrley ou chapa4 pq esses sao os mais taura mas eu voto ate na chapa do romildo pra nao ter que ver esse macaco carioca do joao herminio fora do gremio! que torça pra aqueles times de merda do rio ou pro inter!"
Em um vídeo postado pela chapa em que o candidato aparece, há um comentário da mesma conta que diz:

"qq esse macaco do joão quer aqui no gremio kkkkk volta pro rio!! vai torcer pro flamengo ou pra macacada do inter".

Por fim, em uma postagem onde a chapa enaltece ter o maior número de mulheres entre todas as que concorrem, a mesma conta escreveu: "BANDO DE VAGABUNDA palhaçada esse negocio de participasao feminina no conselho!"

A coordenação da Chapa 6 irá registrar boletim de ocorrência e entrará com todas as medidas legais para que não só esse, mas todos aqueles que estão difamando a Chapa com notícias falsas (fake news) sejam devidamente punidos.

As eleições podem acabar no sábado (24), mas a Justiça vai ser feita posteriormente.
Afirmamos nossa luta por um Grêmio verdadeiramente de todos e de todas. E não nos calaremos diante das perseguições políticas, fake news e ataques racistas, xenófobos e machistas."

Para a eleição do conselho deliberativo, são 8 chapas participantes. Após a escolha dos conselheiros, serão definidos os candidatos a presidência que, se ultrapassarem a cláusula de barreira, estarão aptos a serem escolhidos pelos sócios.