O técnico do Grêmio Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva às vésperas do enfrentamento contra o Cruzeiro pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Cruzeiro

"Temos um grande clássico do futebol brasileiro se tratando de Grêmio e Cruzeiro. O empenho vai ser grande, como já vinha sendo nos últimos jogos. Tendo entrega e atitude. É uma partida de 180 minutos. Temos um adversário poderoso pela frente. Independente do que acontecer no primeiro jogo, ainda tem o segundo confronto".
"O torcedor precisa ir na Arena amanhã apoiar os 90 minutos. É uma competição que o grupo gosta e o torcedor também. Venham para a Arena e apoiem. Incentivem a equipe durante o jogo inteiro".
"Eu sempre prefiro decidir em casa. O sorteio nos colocou para decidir lá na casa deles. Precisamos fazer o resultado aqui, se não fizermos, vamos ter que buscar lá em Belo Horizonte".

Baixo rendimento

"Esse ano é de reestruturar o clube. Temos que entender isso. Ganhamos um clássico, o estadual. Vejo muita gente se desesperando com esse início no Campeonato Brasileiro, muita calma, equipes grandes estão atrás do Grêmio na tabela. Todas as equipes caem o desempenho uma hora. Os outros times também enfrentam dificuldades. O Grêmio perdeu dois jogos, mas também ganhou dois jogos. Esses altos e baixos são para todo mundo."
"A responsabilidade do treinador é a mesma de todos os momentos, quando a coisa está boa e ruim também. O ambiente do Grêmio é espetacular. Quando eu estiver treinando um grupo, e o ambiente não for bom, eu mesmo peço para sair. Eu assumo tudo sempre. A responsabilidade é toda minha sempre. Vou blindar o meu grupo de jogadores sempre".

Preparação física

"As pessoas responsáveis pela parte física aqui dentro têm os números de todos os jogadores, e esses números são muito bons. São as características dos jogadores. O preparo físico está bom",

Campeonato Brasileiro

"Nessa mesma rodada em 2019, o Grêmio estava com 5 pontos e na 18° colocação. E terminou na quarta posição, então muita calma nessa hora. Nós sabemos que precisamos melhorar".

Grenal

"Nossa cabeça está totalmente virada para o Cruzeiro, de quinta-feira em diante, nossa cabeça está voltada para o clássico Grenal".

Adriel

"O Adriel é funcionário do clube, assim como os outros quatro goleiros. O Gabriel será mantido como goleiro titular agora. O Adriel pode voltar a titularidade, assim como o Brenno também pode. O Grando agarrou a oportunidade e está muito bem, então será mantido como titular".

Jogadores de velocidade

"Eu como treinador sempre penso no melhor para o clube. O Grêmio no momento não tem jogadores de velocidade. Tendo jogadores com as mesmas características fica difícil de mudar o esquema. Sempre quando jogamos com um ou dois jogadores de velocidade lá atrás, nós conquistamos muita coisa".
"Daqui a pouco o Guerra, o departamento de futebol, me dá dois ou três presentes na abertura da janela, e as coisas melhoram. Muita calma nessa hora, nós sabemos que precisamos melhorar".