As categorias de base do Grêmio foram muito importantes para o ciclo vitorioso do Grêmio. Agora, após o rebaixamento e em um cenário de dificuldades financeiras, a formação de jogadores ganhou um papel ainda mais relevante para o sucesso desportivo e financeiro do clube.

Desta vez, a grande esperança entre os atletas em desenvolvimento é o atacante Nathan Fernandes, de apenas 17 anos de idade. Mais do que o acompanhamento por parte do tricolor nas categorias sub-17 e sub-20 do clube, a CBF também tem grande expectativa em seu futebol.

Isso porque a entidade máxima do futebol nacional produziu recentemente um relatório analisando jovens jogadores com potencial de servir a Seleção nas Olímpiadas de 2024 (em Paris) e 2026 (em Los Angeles), além das Copas do Mundo de 2026 e 2030.

Nathan conta com uma grande estrutura também em caráter individual. O jogador tem sua imagem trabalhada no futebol europeu pela Grupo Doze, empresa que pertence ao lateral-esquerdo Marcelo, ex-Real Madrid.

(Foto: Divulgação / Grêmio FBPA)
(Foto: Divulgação / Grêmio FBPA)

Com contrato até 2024, multa rescisória de 40 milhões de euros (R$212 milhões na cotação atual) e com 85% dos direitos econômicos pertencentes ao tricolor, o atacante já despertou interesse de Ajax, Roma, Bayer Leverkusen e Barcelona, com objetivo de colher informações sobre sua vida esportiva e pessoal.

Mesmo com seu desempenho muito acima da média, o entendimento é de que Nathan ainda não está pronto para o futebol profissional. Entretanto, há um planejamento especial feito pelo clube para o seu aproveitamento nos próximos anos. Este planejamento envolve, por exemplo, sua participação na Copa São Paulo de Futebol Jr. No Grêmio desde os 10 anos de idade, Nathan é natural de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro.