O Grêmio conhecerá, na noite desta segunda-feira (18), seus primeiros adversários na edição 2024 da Copa Libertadores da América. O evento, que tem início previsto para às 20h (Horário de Brasília), acontece na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, e também serve para a entidade anunciar novidades.

Com os 32 times divididos em 4 potes, muitas possibilidades de duelo se apresentam no caminho tricolor. Sendo assim, confira abaixo a divisão dos potes e também os possíveis adversários mais difíceis que podem se apresentar ao Grêmio.

Os possíveis adversários do Grêmio na Libertadores 2024

A divisão dos potes da fase de grupos da Libertadores ficou da seguinte maneira:

  • Pote 1: Fluminense, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, LDU, São Paulo e Palmeiras
  • Pote 2: Atlético-MG, Independiente del Valle, Libertad, Cerro Porteño, Estudiantes, Barcelona-EQU, Bolívar e Junior Barranquilla
  • Pote 3: San Lorenzo, The Strongest, Universitario-PER, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millionarios e Talleres
  • Pote 4: Nacional-URU, Colo-Colo, Botafogo, Caracas, Palestino, Liverpool-URU, Huachipato e Cobresal

Grupo mais difícil pode ter duelo brasileiro

Por ser cabeça de chave, o Grêmio não pode enfrentar o River Plate, por exemplo. Entretanto, já no pote 2 algumas equipes são consideradas as mais fortes, como o Independiente del Valle e o Estudiantes. Os equatorianos contam com o fator altitude e os argentinos possuem grande tradição no torneio.

Já no pote 3, os times de maior qualidade são o Rosario Central, o Talleres e o The Strongest. O Talleres é o atual vice-líder do Campeonato Argentino, enquanto o Rosario Central venceu o 2º turno da competição na temporada passada. Já o The Strongest aposta muito na altitude nos jogos dentro de casa para pontuar.

Por fim, o pote 4 reserva o Botafogo, que por se classificar via pré-Libertadores, não possui a restrição de enfrentar times do mesmo país, ou seja, pode estar no mesmo grupo do Grêmio. Obviamente, se torna o time mais temido e com maior qualidade técnica.

Sendo assim, um possível "grupo da morte" teria:

  • Grêmio;
  • Independiente del Valle ou Estudiantes;
  • The Strongest, Talleres ou Rosario Central;
  • Botafogo