Na vitória gremista contra o Santos por 1x0, pela estreia do Campeonato Brasileiro, houve uma confusão entre a torcida santista e com alguns gremistas no estádio Alfredo Jaconi.

Durante o intervalo da partida, torcedores do Santos quebraram o portão que dividia o espaço visitande do restante do estádio e invadiram o setor da torcida do Grêmio. Com a chegada da Brigada Militar, recuaram para o local destinado ao Peixe.

Em entrevista ao portal UOL, Vinicius Loureiro, advogado especializado em direito desportivo, afirmou que o Tricolor pode ser punido.

"O Grêmio pode ser punido por infração ao artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune o clube que não mantêm o local que indicou para mandar suas partidas com a infraestrutura necessária para garantir a segurança dos presentes. O clube gaúcho também pode ser punido por infração ao artigo 213 do CBJD, que pune o clube que deixa de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto. Ainda que (à primeira vista e sem uma análise profunda das circunstâncias do caso concreto) parece que a torcida do Santos iniciou a desordem, o Grêmio é o mandante da partida e, portanto, tem responsabilidade e deve responder por eventuais falhas na segurança", afirma.

"No caso analisado, por ter sido provocado pela torcida visitante (a invasão), acredito que os dois times devem ser punidos, mas sem aplicação de perda de mando, já que a gravidade da situação não foi elevada, ao menos pelos vídeos que chegaram até meu conhecimento", completa Vinicius Loureiro.

O que diz o Artigo 213 do CBJD?

Trata sobre "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto" e prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Caso o Tribunal entenda que a desordem foi de elevada gravidade, os clubes podem perder mando de campo de 1 a 10 partidas.

Grêmio divulga nota

Após o apito final, o Grêmio publicou nota em seu Twitter oficial sobre a confusão causada pela torcida do Santos.

Súmula do árbitro Wilton Pereira Sampaio

O árbitro da vitória gremista disse em súmula que foi informado do incidente pelo coordenador da CBF na partida. O documento relata a invasão dos santistas no espaço destinado aos gremistas, com faixas arrancadas e um princípio de confusão. O ocorrido no intervalo não atrasou o início da segunda etapa.