A contratação de Luis Suárez é considerada como um grande trunfo para o Grêmio no mercado. Se dentro do campo o retorno técnico é muito satisfatório, fora das quatro linhas a presença do atacante uruguaio é um grande atrativo para marcas, patrocinadores e também para a detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

Isso porque a transmissão dos jogos do tricolor de forma exclusiva na TV fechada tem sido um grande produto para uma negociação juntamente com a empresa detentora. Com isso, o clube consegue arrecadar uma boa quantia caso as partidas dentro do Brasileirão e com mando do Grêmio seja "comprado".

O valor da bonificação do Grêmio nos jogos em TV fechada

O atual contrato entre Grêmio e Grupo Globo, que tem validade até dezembro de 2024, prevê o pagamento de cerca de R$ 96 milhões anuais para possuir o direito de transmissão dos 19 jogos em que o tricolor tem o mando de campo. Entretanto, este contrato também abre espaço para negociações e bonificações para partidas que são transmitidas pelo canal SPORTV.

Presença de Suárez se tornou trunfo do Grêmio por transmissão dos jogos no Brasileirão. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Presença de Suárez se tornou trunfo do Grêmio por transmissão dos jogos no Brasileirão. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

No caso do Grêmio, o valor é de aproximadamente R$ 1,5 milhão por partida, conforme revelado pela direção no evento "Café com Informação", realizado na manhã da última quarta-feira (30). Esta tem sido uma fonte de renda interessante para aumentar a arrecadação e com isso, aos poucos, melhorar a saúde financeira do clube.

Vale lembrar que o valor não é fixo, ou seja, pode variar de acordo com a importância das partidas e o valor proposto pelas partes.

Nesta edição, os jogos do Grêmio em casa no Brasileirão que foram transmitidos pelo SPORTV foram:

  • Grêmio 1x0 Santos (1ª rodada);
  • Grêmio 3x3 RB Bragantino (4ª rodada);
  • Grêmio 3x1 América-MG (11ª rodada);
  • Grêmio 0x2 Botafogo (14ª rodada);
  • Grêmio 1x0 Atlético-MG (16ª rodada);
  • Grêmio 3x0 Cruzeiro (21ª rodada).