A novela envolvendo Grêmio, Nacional-URU e Felipe Carballo está muito próxima do fim e com desfecho positivo. A negociação, que sempre foi tratada com muita cautela entre as partes, está finalizada e o desfecho já é admitido por membros da direção do Nacional-URU.

Há cerca de uma semana, o principal entrave do negócio era o aceite das garantias bancárias entregues pela direção tricolor para a comprovação de que o valor oferecido está dentro do que o clube pode pagar. Foi necessária a entrada de um investidor para avançar nesta etapa.

Sendo assim, restam exames médicos e a assinatura de contrato para que Carballo, de 26 anos de idade, seja oficialmente reforço do Grêmio. O valor final da operação gira em torno de 3 milhões de dólares (R$16 milhões na cotação atual) por 80% dos direitos econômicos do jogador.

Carballo foi eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio na última temporada. Foram 48 jogos, com 8 gols marcados e 4 assistências. Seu contrato com o clube uruguaio era válido até dezembro de 2023.

Além do Grêmio, outros clubes também tinham interesse. O principal concorrente era o León, do México. Entretanto, a saída do técnico Renato Paiva e a preferência do atleta em jogar no Brasil foram alguns fatores importantes para que o clube mexicano perdesse força na disputa.