O Campeonato Brasileiro está voltando após 10 dias sem jogos por conta do calendário de seleções. E nesta quarta-feira (18), tem um grande duelo: Grêmio e Athletico se enfrentam na Arena do Grêmio, às 19h (Horário de Brasília), em partida que será válida pela abertura da 27ª rodada da competição.

Pelo lado do tricolor, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi tenta voltar a vencer para permanecer nas primeiras posições e retomar o bom momento. Já pelo lado do Athletico, a meta é somar pontos para seguir na briga por uma vaga dentro do G-6. Promessa de grande jogo.

Grêmio x Athletico; Prováveis escalações

Grêmio

A comissão técnica liderada por Renato Portaluppi tem problemas para montar o time diante do Furacão. A primeira ausência é de Villasanti, que está com a seleção paraguaia e não deve ter condições físicas de entrar em campo. Além disso, existem algumas dúvidas: Felipe Carballo, Rodrigo Ely, Cuiabano e JP Galvão.

Rodrigo Ely e Cuiabano se recuperam de lesão muscular e estão em estágio avançado de melhora. Os jogadores já realizam corridas no gramado e podem voltar ao banco de reservas.

Felipe Carballo, por sua vez, não foi convocado para a seleção uruguaia por pedido próprio, já que sofre com dores no púbis. Mesmo sem ter lesão confirmada, existe grande preocupação sobre seu caso e também existe o entendimento de que este problema está afetando seu desempenho.

Por fim, a situação do JP Galvão também não é de uma lesão confirmada, mas de fortes dores. O atacante sofre com problema na virilha e não atua desde o empate contra o Fortaleza. Nos últimos dias, ficou na academia realizando trabalhos físicos individuais.

Com a ausência de volantes, Renato pode retomar o sistema com 3 zagueiros, muito utilizado no fim do 1º turno do Brasileirão. Sendo assim, uma provável escalação do Grêmio tem: Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Carballo (Bruno Uvini), Cristaldo e Nathan; Everton Galdino e Luis Suárez.

Renato pode modificar o esquema tático do Grêmio novamente diante do Athletico. (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA)
Renato pode modificar o esquema tático do Grêmio novamente diante do Athletico. (Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA)

Athletico

Pelo lado do Athletico, o técnico Wesley Carvalho busca soluções para o alto número de ausências no time. Sem poder contar com Pedro Henrique, Vítor Roque, Vidal e Fernando até o fim da temporada, o Furacão pode ter ainda mais problemas na escalação, já que o atacante Canobbio está com a seleção uruguaia e ainda é dúvida por conta de seu estado físico.

Por outro lado, o lateral-esquerdo Esquivel e o meia Zapelli, que estavam com a seleção argentina, foram liberados e já treinam com o grupo. Outra boa notícia é a volta do zagueiro Thiago Heleno, que cumpriu suspensão na última rodada.

Com isso, uma provável escalação do Athletico tem: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Kaique Rocha; Esquivel, Erick, Fernandinho e Vitor Bueno; Cuello, Rômulo e Pablo.

Fernandinho está garantido no time titular do Athletico diante do Grêmio. (Foto: José Tramontin / Athletico)
Fernandinho está garantido no time titular do Athletico diante do Grêmio. (Foto: José Tramontin / Athletico)
Classificação P J V
1 Internacional 25 10 8
2 Grêmio 20 10 6
3 Guarany de Bagé 16 10 4
4 Juventude 15 10 4
5 São José-RS 14 10 3
6 Brasil de Pelotas 14 10 3
7 Caxias 13 10 3
8 São Luiz 10 10 1
9 Novo Hamburgo 9 10 2
10 Ypiranga-RS 9 10 1
11 Avenida 8 10 2
12 Santa Cruz-RS 4 10 0
Primeira Fase
Rodada 10
24/02 - 16:30 - Centenário de Caxias
CAX 2 x 0 AVE
24/02 - 16:30 - Bento Freitas
BRA 1 x 0 JUV
24/02 - 19:00 - Estrela D'Alva
GUA 1 x 0 SLU
25/02 - 18:00 - Beira-Rio
INT 3 x 2 GRE
26/02 - 20:00 - Passo d'Areia
SJO 3 x 0 NHA
26/02 - 20:00 - Plátanos
SCR 1 x 1 YPI
Ver tabela completa