A derrota na por 2x1 para o Caxias na estreia da temporada aumentou de forma considerável a pressão sobre a direção do Grêmio e o técnico Renato Portaluppi. O clube, que encontra dificuldades em negociar por reforços para o elenco, estabeleceu suas prioridades e agora, corre contra o tempo para concluir diversas tratativas em andamento.

Entretanto, a maior prioridade está na chegada de um centroavante. A saída de Luis Suárez gerou grande preocupação por parte do torcedor e também pela comissão técnica, já que nesta temporada o time disputará a Copa Libertadores da América e possui expectativa ainda maior do que os resultados apresentados em 2023.

Por isso, desde o fim do ano passado, muitos nomes foram tentados e oferecidos ao clube. Sendo assim, confira abaixo o status de cada uma das principais negociações do Grêmio em busca de seu camisa 9 para este ano.

As negociações do Grêmio por um centroavante para 2024

Kaio Jorge (Fronsinone / Juventus-ITA)

Nome considerado internamente como uma aposta mais ousada pelo potencial, Kaio Jorge foi sondado pelo clube nos últimos dias. Emprestado pela Juventus ao Fronsinone, o atleta de 21 anos também foi alvo de outros times do Brasil recentemente, como Palmeiras, Atlético-MG e Internacional.

Ainda não existe sinalização por parte do atacante e do seu staff para um retorno ao futebol brasileiro, mas não existe otimismo para isso. A ideia trabalhada pelo Grêmio é de uma chegada por empréstimo.

(Foto: Fronsinone / Divulgação)
(Foto: Fronsinone / Divulgação)

Gabriel Barbosa (Flamengo)

Nome mais recente dentre os analisados pelo Grêmio, Gabigol é um sonho do técnico Renato Portaluppi. Aos 27 anos, o jogador está em fim de contrato com o Flamengo e é alvo de conversas para tentar viabilizar uma negociação.

Internamente, a direção gremista sabe que se trata de uma operação bastante complexa e que envolve valores muito elevados, tanto de salários quanto de possível taxa de liberação, seja por empréstimo ou venda definitiva.

Gabriel ainda não chegou a um acordo com o clube carioca para a renovação de contrato, o que abre possibilidade de saída ainda no início deste ano.

(Foto: Flamengo / Divulgação)
(Foto: Flamengo / Divulgação)

Mario Balotelli (Adana Demirspor-TUR)

Renomado atacante italiano, Mario Balotelli foi oferecido por intermediários ao Grêmio há cerca de um mês. O jogador está em fim de contrato com o Adana Demirspor, da Turquia, e busca uma nova equipe para a próxima temporada europeia.

Aos 33 anos de idade, Balotelli tem salários de aproximadamente R$1,6 milhão mensais, considerado elevado tendo em vista seu desempenho recente. Além disso, o atleta possui um histórico elevado de lesões, o que gera ainda mais preocupação por um possível investimento. Com isso, este nome foi descartado.

Vincent Aboubakar (Besiktas-TUR)

Primeiro grande nome de impacto que chegou ao conhecimento público, o camaronês Vincent Aboubakar, de 31 anos, ainda não está totalmente descartado pela direção gremista. Atualmente no Besiktas, da Turquia, o atleta não está garantido nos planos do clube e pode sair nos próximos meses.

O Grêmio ainda não recebeu uma resposta definitiva do jogador sobre atuar no Brasil, mesmo que já tenha enviado uma oferta ao Besiktas, considerada boa. Existe também concorrência de alguns clubes do futebol do exterior, algo que dificulta um avanço neste momento.

Aos poucos, o clube vai definindo um rumo para as suas necessidades no mercado. O clube reservou cerca de R$2 milhões em sua folha salarial para a chegada de um grande centroavante, além de contar com a ajuda de investidores para eventual necessidade de compra.