Após temporadas instáveis e abaixo na hierarquia atual do Grêmio, o volante Lucas Silva pode atuar por outro clube a partir da próxima temporada. Aos 29 anos e uma das opções para o meio-campo no time comandado por Renato Portaluppi, o jogador foi alvo de sondagens recentes para deixar o tricolor nesta janela de transferências.

Com contrato até dezembro de 2023 com o clube, Lucas Silva está nos planos de Renato e sabe que está nos planos do técnico. Pouco antes do anúncio oficial de sua renovação de contrato, alguns atletas do elenco receberam contatos para um pedido: Permanecer no Grêmio na próxima temporada.

Mesmo assim, existe a possibilidade de Lucas deixar Porto Alegre. Alguns clubes da série A do Campeonato Brasileiro realizaram contatos, com o objetivo de entender a vontade do atleta e seus planos para o futuro. O curto tempo restante de contrato e a tendência de não-renovação do vínculo pesam para ambos os lados.

Decisão sobre saída do Grêmio está nas mãos do jogador

Internamente, o Grêmio já tem conhecimento da possibilidade de saída de Lucas Silva e deixa a decisão nas mãos do jogador. Mesmo que esteja nos planos de Renato, a direção não dificultará uma saída por conta do salário relativamente alto e o status no elenco.

Além disso, outros jogadores já foram contratados para o setor: Pepê (já anunciado) e Felipe Carballo (próximo do anúncio oficial), além dos nomes já existentes no clube (Bitello, Thiago Santos, Villasanti, Lucas Leiva, Thaciano e Fernando Henrique).

Lucas Silva está no Grêmio desde o início de 2020. Na última temporada, foram 33 jogos, com 1 gol marcado. Revezou entre time titular e banco de reservas durante a maior parte do ano.