Restando cerca de 1 semana para o fechamento da janela de transferências, o Grêmio segue se movimentando nos principais assuntos fora de campo. E, além do avanço nas possíveis contratações, o clube tenta resolver definitivamente a novela envolvendo o futuro de Luis Suárez.

Com uma saída gratuita completamente descartada, agora a negociação é entre os clubes: Grêmio e Inter Miami. As partes negociam, há alguns dias, uma compensação financeira para vender o atacante uruguaio imediatamente. E, a quantia exigida pela direção gremista já foi definida e comunicada aos norte-americanos: 15 milhões de dólares (R$ 71,3 milhões na cotação atual).

Em meio a isso, o Inter Miami se movimenta para poder viabilizar a chegada de Suárez. Algumas operações do clube no mercado sofreram alterações para não infringir as regras de fair play financeiro da MLS.

Inter Miami compra vaga de estrangeiro para contar com Luis Suárez

Para não ultrapassar o limite de jogadores estrangeiros em seu elenco, o Inter Miami comprou uma vaga a mais. Esta regra, que é única do futebol norte-americano, permite que os clubes negociem as cotas entre si mediante pagamento de taxas.

No último fim de semana, o Inter Miami anunciou oficialmente que pagou 150 mil dólares (R$ 713 mil) ao San José Earthquakes para ter mais uma possibilidade de contratação. Além de Suárez, outro jogador com renome mundial cogitado no time é o meia espanhol Andrés Iniesta.

Outro fator importante é que o clube alterou os moldes de propostas para outros jogadores, passando de compra para empréstimo ou acordo com outras equipes do futebol mundial. O caso mais recente é o do zagueiro Tomás Áviles, que será comprado pelo Atlético de Madrid e emprestado ao Inter Miami com opção de compra prevista em 4 milhões de dólares.

Mesmo assim, a tendência é de que Luis Suárez atue contra o Flamengo, nesta quarta-feira (26), às 21h30, na Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Além disso, o atacante sofre com dores no joelho direito e faz tratamento intensivo para ter totais condições de atuar.