Restando cerca de 1 semana para o fechamento da janela de transferências, o Grêmio segue se movimentando nos principais assuntos fora de campo. E, além do avanço nas possíveis contratações, o clube tenta resolver definitivamente a novela envolvendo o futuro de Luis Suárez.

Com uma saída gratuita completamente descartada, agora a negociação é entre os clubes: Grêmio e Inter Miami. As partes negociam, há alguns dias, uma compensação financeira para vender o atacante uruguaio imediatamente. E, a quantia exigida pela direção gremista já foi definida e comunicada aos norte-americanos: 15 milhões de dólares (R$ 71,3 milhões na cotação atual).

Em meio a isso, o Inter Miami se movimenta para poder viabilizar a chegada de Suárez. Algumas operações do clube no mercado sofreram alterações para não infringir as regras de fair play financeiro da MLS.

Grêmio e Inter Miami seguem em conversas pela liberação de Luis Suárez. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Grêmio e Inter Miami seguem em conversas pela liberação de Luis Suárez. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Inter Miami compra vaga de estrangeiro para contar com Luis Suárez

Para não ultrapassar o limite de jogadores estrangeiros em seu elenco, o Inter Miami comprou uma vaga a mais. Esta regra, que é única do futebol norte-americano, permite que os clubes negociem as cotas entre si mediante pagamento de taxas.

No último fim de semana, o Inter Miami anunciou oficialmente que pagou 150 mil dólares (R$ 713 mil) ao San José Earthquakes para ter mais uma possibilidade de contratação. Além de Suárez, outro jogador com renome mundial cogitado no time é o meia espanhol Andrés Iniesta.

Outro fator importante é que o clube alterou os moldes de propostas para outros jogadores, passando de compra para empréstimo ou acordo com outras equipes do futebol mundial. O caso mais recente é o do zagueiro Tomás Áviles, que será comprado pelo Atlético de Madrid e emprestado ao Inter Miami com opção de compra prevista em 4 milhões de dólares.

Mesmo assim, a tendência é de que Luis Suárez atue contra o Flamengo, nesta quarta-feira (26), às 21h30, na Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Além disso, o atacante sofre com dores no joelho direito e faz tratamento intensivo para ter totais condições de atuar.