A chegada de Renato Portaluppi devolveu a tranquilidade ao Grêmio dentro da série B do Campeonato Brasileiro. Se pouco antes de seu retorno o ambiente era de tensão e de possibilidade real de fracasso na busca pelo acesso, agora a confiança é elevada e a confirmação matemática pode acontecer já nas próximas semanas.

Tal situação já faz o clube pensar em algumas decisões para a próxima temporada, a começar pelo seu técnico. Renato tem contrato com o Grêmio apenas até novembro deste ano, mas ambos os candidatos favoritos à presidência na eleição que se aproxima já declaram publicamente que desejam sua permanência e apresentaram seus projetos ao atual comandante gremista.

Renato montou lista de desejos para 2023

Mesmo sem ainda saber se será o técnico tricolor na próxima temporada, Renato já começou a montagem de sua lista de desejos para 2023, inicialmente composta por 5 nomes: O zagueiro Léo Ortiz, os meias Vina e Nenê, além dos atacantes Pedro Rocha e Pedro Raul. A informação é do jornalista Diego Torbes.

Nenê, atualmente no Vasco, é um dos nomes avaliados por Renato Portaluppi para 2023. (Foto: Vasco da Gama / Divulgação)
Nenê, atualmente no Vasco, é um dos nomes avaliados por Renato Portaluppi para 2023. (Foto: Vasco da Gama / Divulgação)

Nenhum membro do Grêmio ainda realizou movimentos formais para efetivar alguma contratação. Entretanto, estes nomes já são de conhecimento das pessoas que podem integrar o departamento de futebol tricolor no próximo ano.

Internamente, existe a avaliação que Renato só aceitará renovar seu contrato caso o clube tenha condições de montar um elenco competitivo, o que requer bom poder de investimento. Vale lembrar que 14 jogadores estão em fim de contrato e em caso de saída, diminuirão o custo da folha salarial.

Enquanto começa a analisar decisões para o próximo ano, o Grêmio ainda busca confirmar sua volta à 1ª divisão. Nesta sexta-feira (30), o tricolor encara o Sampaio Corrêa, fora de casa, às 19h (Horário de Brasília), pela 32ª rodada da série B do Campeonato Brasileiro.