O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) anunciou oficialmente mais uma punição severa para o Grêmio. Desta vez, o tribunal puniu o técnico Renato Portaluppi e o lateral-esquerdo Reinaldo, que foram expulsos na derrota de 2x1 para o Santos, no dia 20 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro.

Ambos foram julgados por infringir o artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em "ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao desporto". A punição foi aceita por unanimidade entre os juízes.

O que diz a súmula da partida?

O árbitro do jogo, Paulo Cesar Zanovelli da Silva, detalhou o que foi dito por Renato e Reinaldo durante a partida e o que, de fato, acarretou na suspensão de ambos. No caso de Renato, a situação aconteceu durante os acréscimos do segundo tempo, onde o treinador gremista pediu revisão de um determinado lance no VAR. Veja a íntegra da súmula do jogo:

"Motivo: V2.8. Outro motivo (detalhar no campo expulsões) - Fui informado pelo quarto árbitro da partida, sr. ilbert estevam da silva, que após a expulsão do atleta sr. reinaldo manoel da silva, número 06, se dirigiu ao referido quarto árbitro proferindo as seguintes
palavras '' vocês precisam ir ver o var, estou cansado de ser roubado ", fazendo simultaneamente o gesto com as mãos ( mão aberta, polegar no centro da mão fechando os outros dedos), sinal conhecido como roubo. "

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Já no caso de Reinaldo, que foi anterior ao caso envolvendo Renato, o árbitro alega que o lateral-esquerdo tricolor teria também o acusado de estar prejudicando o Grêmio de forma intencional. Veja abaixo:

"Motivo: V2.8. Outro motivo (detalhar no campo expulsões) - Após já ter sido advertido anteriormente com o cartão amarelo, cometer
uma falta ao atingir com o braço o seu adversário de número 19, sr douglas moreira fagundes, na disputa de bola, impedindo um ataque promissor. após a expulsão o referido atleta veio em minha direção e proferiu as seguintes palavras a mim "você está de sacanagem, está roubando a gente".

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Próximos jogos do Grêmio

  • Corinthians x Grêmio (18/09 - 21h);
  • Grêmio x Palmeiras (21/09 - 21h30);
  • Fortaleza x Grêmio (30/09 - 16h);
  • Internacional x Grêmio (08/10 - 16h);
  • Grêmio x Athletico (18/10 - 19h)