Na última terça-feira (23), Grêmio e Corinthians entraram em campo pelas duas principais competições continentais da América do Sul. No começo da noite, o Tricolor venceu o Estudiantes na Argentina por 1 a 0, enquanto o Timão perdeu para o Argentinos Juniors pelo mesmo placar.

Durante o segundo tempo do jogo do Imortal, o comentarista Craque Neto interrompeu a escalação do time paulistano. O ex-jogador fez isso porque em meio aos nomes, saiu o gol do atacante Nathan Fernandes, que deu a vitória para o lado gremista.

Depois do gol, Neto explicou com detalhes para a sua audiência o motivo de gostar tanto do clube gremista. Segundo ele, essa relação começou quando ele ainda era criança e ia assistir jogos da Ponte Preta.

Na época, admirava o futebol do meia Osvaldo, que atuou na equipe de Campinas na reta final da década de 1970 e início dos anos 80. Após a sua passagem pela Ponte, se transferiu para Porto Alegre.

Osvaldo fez um sucesso considerável pelo Tricolor Gaúcho, conquistando a Libertadores e o Mundial de Clubes de 1983, inclusive. Diante disso, Craque Neto começou a simpatizar e ter uma forte relação com o Grêmio. Destaca-se que, além dos títulos citados, Osvaldo também conquistou três Campeonatos Gaúchos pelas três cores, nos anos de 1985, 86 e 87.

Osvaldo fez o gol no jogo de maior público da história do Estádio Olimpico Monumental

No dia 26 de abril de 1981, para mais de 98 mil pessoas Velho Casarão, Grêmio e Ponte Preta se enfrentavam pela partida de volta das semifinais do Brasileirão. O time de Campinas venceu o enfrentamento por 1 a 0, com um gol de cabeça de Osvaldo após cobrança de falta, aos 20 minutos do primeiro tempo.

Apesar da derrota, o Imortal Tricolor se classificou para a decisão do brasileiro daquele ano, pela vitória na ida por 3 a 2. Posteriormente, os comandados do técnico Ênio Andrade se sagraram campeões do Brasil, vencendo o São Paulo nos dois jogos da finalíssima.