Com carência de jogadores de velocidade em seu elenco em 2023, o Grêmio tentou a contratação do ponteiro Willian, do Fulham, da Inglaterra. O clube consultou a situação do atleta de 35 anos durante a janela de transferências do meio da temporada passada.

De acordo com o portal Trivela, o executivo de futebol gremista, Luís Vagner Vivian, entrou em contato com o ex-jogador da Seleção Brasileira e o convidou para jogar no Grêmio. O repórter Eduardo Deconto revelou que o ex-atacante do Chelsea e Arsenal gostou do projeto apresentado. No entanto, Willian agradeceu a procura e avisou que não tinha interesse de retornar ao futebol brasileiro.

A negativa tem relação com a curta passagem pelo Corinthians em 2022. O ponta, formado na base do Timão, retornou ao país para defender novamente a camisa do time paulista. Porém, o reencontro entre as partes não saiu como esperado. Com baixo rendimento dentro de campo, Willian rescindiu o contrato em agosto de 2022 após alegar ter recebido ameaças à sua família. O episódio foi traumático para o atleta, que afirma que não pretende voltar nunca mais a jogar no Brasil.

"Eu não quero voltar para o Brasil, nunca mais. Eu já tinha esse pensamento desde antes do Corinthians. Acabou acontecendo uma situação de voltar para o clube onde eu comecei porque eu quis e o Corinthians também, mas eu já pensava em continuar até o fim na Europa. E agora eu pretendo encerrar aqui fora, seja na Europa, nos Estados Unidos ou em outro lugar. Se pudesse ser na Inglaterra, seria perfeito. Pretendo jogar mais quatro ou cinco anos. Mas a gente nunca sabe porque o futebol muda bastante", contou em entrevista à página "PL Brasil".