Tricampeão da Copa Libertadores, o Grêmio retorna ao principal torneio da América do Sul após três anos ausente da fase de grupos. Cabeça de chave do Grupo C, o Tricolor vai enfrentar o Estudiantes, da Argentina, The Strongest, da Bolívia, e Huachipato, do Chile.

Classificado após o vice do Campeonato Brasileiro de 2023, a estreia da equipe do técnico Renato Portaluppi acontece na altitude de La Paz, no estádio Hernando Siles. Grande preocupação para os times brasileiros, a casa dos bolivianos fica a exatamente 3.637 metros do nível do mar, sendo o sétimo estádio de maior altitude no mundo.

"Pegamos o campeão boliviano, o campeão chileno e o Estudiantes, que é um clássico com o Grêmio desde 1983, com aquela batalha de La Plata. Serão jogos emocionantes e esperamos fazer uma boa fase de grupos para classificar bem", analisou Alberto Guerra, presidente do Grêmio.

Estudiantes (Argentina)

Em La Fortaleza, em Lanús, na Grande Buenos Aires, local do tricampeonato da Libertadores do Grêmio, o Estudiantes venceu o Defensa y Justicia por 1 a 0 e conquistou o inédito título da Copa da Argentina.

Comandado por Eduardo Dominguez, a equipe de La Plata está na terceira colocação do Grupo B do Campeonato Argentino com 18 pontos em 10 rodadas. O grande nome do Estudiantes é o meia Enzo Pérez, que deixou o River Plate.

Time base: Matías Mansilla; Eros Mancuso, Fede Fernández, Zaid Romero e Eric Mez; Santiago Ascacíbar, Enzo Perez, José Sosa e Javier Altamirano; Edwuin Cetré e Javier Correa.

The Strongest (Bolívia)

Principal equipe boliviana, o The Strongest será adversário do Grêmio pela primeira vez na história. Na altitude de 3.650 metros, o Tricolor iniciará a busca pelo quarto troféu da Copa Libertadores.

Comandado pelo técnico argentino Pablo Lavallén, o time está na segunda posição do Grupo A do Campeonato Boliviano. São 10 pontos conquistados em seis rodadas disputadas. Os destaques do time de La Paz são o camisa 10 colombiano Michael Ortega e o atacante argentino Enrique Triverio.

Time base: Guilhermo Viscarra; Ronald Bustos, Maximiliano Caire, Adrián Justino e Daniel Lino; Daniel Rojas, Diego Wayar e Michael Ortega; Jaime Arrascaita, Joel Amoroso e Enrique Triverio

Huachipato (Chile)

Rival do Grêmio na fase de grupos na edição de 2013, o Huachipato é o atual campeão do Campeonato Chileno. No entanto, a equipe não faz um bom começo de temporada. O Huachipato é o 10º colocado do torneio local, com apenas sete pontos em cinco jogos.

Dirigida pelo técnico argentino Javier Sanguinetti, o clube de Talcahuano tem como principal nome o atacante chileno naturalizado paraguaio Cris Martínez.

Time base: Martín Parra; Renzo Malanca, Benjamín Gazzolo e Imanol González; Maximiliano Gutiérrez, Santiago Silva, Carlo Villanueva, Gonzalo Montes e Leandro Díaz; Maximiliano Rodríguez e Cris Martínez.

Tabela de jogos:

JOGO LOCAL DATA HORÁRIO TRANSMISSÃO
1ª rodada The Strongest x Grêmio Estádio Hernando Siles 02/04 21h Paramount+
2ª rodada Grêmio x Huachipato Arena do Grêmio 09/04 19h Paramount+
3ª rodada Estudiantes x Grêmio Estádio Jorge Luis Hirschi 23/04 19h ESPN / STAR+
4ª rodada Huachipato x Grêmio Estádio CAP 08/05 19h ESPN / STAR+
5ª rodada Grêmio x Estudiantes Arena do Grêmio 15/05 19h Paramount+
6ª rodada Grêmio x The Strongest Arena do Grêmio 29/05 19h ESPN / STAR+