Voluntarioso e de bem com a torcida. É desta maneira que Thaciano ganha relevância e destaque após a chegada de Renato Portaluppi ao comando técnico do tricolor. Há 4 anos em Porto Alegre, o meia vem se tornando extremamente importante para o time nesta reta final de série B.

Entretanto, nem sempre foi assim. Sem espaço em 2021, Thaciano rumou ao futebol turco para atuar pelo Altay Sport, da Turquia, até a metade desta temporada. Apos 31 jogos e 3 gols marcados, teve retorno solicitado pela direção do Grêmio e por Roger Machado, técnico do time na ocasião.

Mesmo com outras propostas do futebol europeu e do mundo árabe, o jogador optou por retornar a Porto Alegre e cumprir seu contrato com o tricolor. Porém, para fazer isso possível, algumas exigências foram feitas por parte de seu staff, com o intuito de esclarecer sua posição no elenco e no clube.

As exigências de Thaciano para retornar ao Grêmio em 2022

Valorização no contrato e no salário

Para poder contar com Thaciano, o Grêmio precisou melhorar seu contrato. Sendo assim, foram feitos dois ajustes: Aumento salarial e de tempo de vínculo.

Em termos financeiros, o jogador subiu de nível em relação aos salários do elenco. Seus vencimentos, que eram de aproximadamente R$250 mil, passaram para o mesmo nível dos reforços contratados na última janela de transferências: cerca de R$350 mil.

Além disso, foram implantadas bonificações e uma cláusula de renovação automática. De acordo com seu desempenho, Thaciano pode ter seu contrato ampliado até dezembro de 2024, ou seja, ampliado por mais uma temporada.

Mudança de status no elenco

Outro fator debatido entre Thaciano e direção foi uma mudança de status no clube. Antes visto como um "operário", o jogador foi improvisado em diversas oportunidades, o que fez seu desempenho oscilar e perder prestígio com o torcedor.

Com isso, foi determinado que sua posição será no meio-campo, atuando como volante ou como meia articulador, se aproximando dos atacantes. Foi desta maneira que os dirigentes gremistas conseguiram um "reforço" que pode ser determinante para o acesso.