Após a CBF divulgar oficialmente a suspensão dos jogos de times gaúchos por competições nacionais até o dia 27 de maio, a CONMEBOL também se posicionou sobre a participação de Grêmio e Internacional na Libertadores e na Copa Sul-Americana. A entidade divulgou uma nota oficial na tarde desta terça-feira (7).

A decisão foi por adiar os jogos da 5ª rodada da fase de grupos envolvendo os times gaúchos. Sendo assim, o duelo entre Grêmio e Estudiantes, além do confronto entre Inter e Delfín, terão nova data, ainda não decidida.

De acordo com a CONMEBOL, a decisão foi baseada nos seguintes fatos:

  • O decreto de Estado de Emergência decretado pelo Governo do Rio Grande do Sul no dia 2 de maio após as fortes chuvas;
  • Cerca de 950 mil pessoas sem energia elétrica, resultado das inundações;
  • O fechamento do Aeroporto Salgado Filho e suas operações por tempo indeterminado;
  • As vias de acesso a Porto Alegre estão bloqueadas ou limitadas.

Com isso, a dupla Gre-Nal tem jogos programados apenas para o dia 29 de maio, na 6ª rodada das competições continentais. Nos campeonatos nacionais, o melhor dos cenários aponta retorno aos jogos apenas em junho.

Tradicionais clubes do futebol brasileiro, como Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG, por exemplo, já disponibilizaram suas estruturas para os times gaúchos. Entretanto, esta hipótese não é considerada. Durante as negociações com a CBF, inclusive, uma parte dos clubes defendeu a paralisação completa do futebol nacional por 20 dias.