A partir da próxima semana, o mercado do futebol brasileiro iniciará as primeiras movimentações visando a janela de transferências, que abre oficialmente no dia 3 de janeiro de 2026. No caso do Grêmio, um dos principais alvos da nova direção do clube, liderada pelo presidente Odorico Roman, é o atacante Éverton, do Flamengo.

Campeão do Brasileirão e da Libertadores deste ano pelo rubro-negro, o jogador está entre os atletas que o Flamengo não dificultará uma saída no início do ano que vem. Diante disso, o tricolor gaúcho e outros clubes buscaram informações sobre a possibilidade de uma transferência.

Atlético-MG e Cruzeiro entram na briga com o Grêmio por Éverton

De acordo com a informação divulgada primeiramente pelo jornalista Valentin Furlan, do site "GOAL", o atacante Éverton foi alvo de sondagens recentes de outros dois clubes brasileiros: Atlético-MG e Cruzeiro.

Há cerca de um mês, o Corinthians também buscou informações sobre a situação contratual do jogador. Entretanto, o clube paulista considerou os valores pedidos pelo Flamengo acima de sua realidade e não demonstrou interesse em avançar nas conversas.

O interesse do Grêmio em repatriar Éverton existe desde a metade deste ano, quando foi feita uma consulta. Entretanto, na ocasião, o Flamengo optou por não liberar o jogador para não reduzir as opções do elenco comandado por Filipe Luis.

Desta vez, o cenário é diferente. O contrato de Éverton com o Flamengo tem duração até dezembro de 2026. Por isso, a primeira janela de transferências do ano que vem será a última oportunidade de recuperar parte do investimento feito na compra do atleta, em 2022.

Buscando maior minutagem, o atleta se reunirá com seus representantes nas próximas semanas para definir o próximo passo de sua carreira. Existe também a possibilidade de interesse de clubes do exterior, que possuem maior capacidade de oferecer uma proposta com valores próximos aos que o Flamengo deseja receber.

No caso do Grêmio, o clube só fará uma proposta se as condições forem dentro de sua realidade e, principalmente, se o jogador demonstrar desejo em retornar ao clube que o revelou. O clube entende que, se o atleta colaborar nos bastidores, o valor de uma transferência pode ser reduzido.