Após confirmar a saída de Mano Menezes na tarde desta terça-feira (9), a nova direção do Grêmio já trabalha para definir quem será o treinador do time em 2026. O preferido dos novos dirigentes é o português Luis Castro, de 64 anos de idade e que atualmente está livre no mercado.

Há algumas semanas, a nova direção do Grêmio já realiza, através de intermediários, alguns contatos e sinalizações com o treinador, que está sem clube desde o dia 5 de novembro, quando deixou o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. Entretanto, a partir de agora, as conversas ganharão um tom mais avançado, passando inclusive pelo projeto que será apresentado ao profissional.

Ter um projeto sólido e com clara hierarquia é um fator diferencial neste sentido. Além disso, existem também as negociações sobre o contrato do treinador e também de sua equipe de trabalho.

Grêmio oferece contrato de dois anos para Luis Castro

De acordo com informação divulgada primeiramente pela ESPN Brasil, o Grêmio tem o desejo de oferecer um vínculo de dois anos para Luis Castro. Com isso, seu vínculo com o clube teria duração até dezembro de 2027.

O treinador vê com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro. Contudo, um aceite só será dado se o projeto oferecido tenha algumas definições importantes, como o aproveitamento de jogadores da base, capacidade de investimento para contratações pontuais e as expectativas de resultado final do clube dentro da próxima temporada.

A equipe de trabalho de Luis Castro conta com os seguintes nomes:

  • Roberto Oliveira (preparador físico);
  • Vítor Severino (auxiliar técnico);
  • João Brandão (auxiliar técnico);
  • Daniel Correia (preparador de goleiros);
  • Nuno Baptista (analista de desempenho)

Ainda na negociação do Grêmio com Luis Castro, o Grêmio já recebeu a pedida salarial do profissional. O valor exigido para toda a comissão técnica seria inferior aos R$ 2 milhões mensais, algo que se encaixa na capacidade de investimento do clube.

Por isso, o fator decisivo do avanço ou não nas tratativas é o alinhamento sobre o projeto esportivo para os próximos anos.