Para atuar de forma competitiva em 2023, o Grêmio precisou realizar uma grande reformulação no seu elenco. Para isso, foi necessário abrir os cofres e mesmo com a dificuldade financeira por conta do rebaixamento, efetuar contratações de peso para comandarem a estrutura do time.

Um destes casos é o do volante Felipe Carballo, de 27 anos. Contratado junto ao Nacional, do Uruguai, custou cerca de 3,5 milhões de dólares (R$ 18,2 milhões na cotação da época) e chegou com grande expectativa, principalmente por ter sido eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio de 2022.

Os detalhes do contrato de Felipe Carballo com o Grêmio

Carballo assinou contrato com o Grêmio por 4 anos, ou seja, até dezembro de 2026. Por conta da idade, o objetivo da direção tricolor foi realizar uma contratação para longo prazo, tendo a possibilidade de Carballo se tornar um dos pilares da equipe hoje comandada pelo técnico Renato Portaluppi.

Carballo foi contratado para comandar o meio-campo ao lado de Pepê e Villasanti. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Carballo foi contratado para comandar o meio-campo ao lado de Pepê e Villasanti. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Seu salário é de aproximadamente 65 mil dólares (R$ 317 mil) e mesmo com o status de ser um dos grandes investimentos do clube para este ano, não está entre os maiores salários do elenco gremista. Seu custo mensal é inferior a jogadores que atualmente estão entre os reservas, como o atacante JP Galvão e o zagueiro Rodrigo Ely, por exemplo.

Nesta temporada, Carballo já disputou 38 jogos pelo Grêmio e 7 jogos pela seleção uruguaia. São 2 gols marcados e 1 assistência neste período, além de ser titular na conquista do Campeonato Gaúcho e da Recopa Gaúcha.