Ao mesmo tempo que se aproxima de mais uma decisão na temporada, o Grêmio trabalha por reforços e para aumentar o número de opções para o elenco comandado pelo técnico Renato Portaluppi. Ainda sem sucesso nas tratativas por Michael, outro jogador entrou no radar do tricolor: Trata-se de Mateo Coronel, de 24 anos.

Emprestado pelo Argentinos Juniors ao Atletico Tucumán até dezembro deste ano, o jovem atacante argentino foi sondado e está em negociações com o Grêmio para ser mais uma alternativa ao setor ofensivo. As partes inclusive já tratam sobre os valores de uma eventual transferência.

Os valores propostos pelo Grêmio para a contratação de Mateo Coronel

A oferta do Grêmio para contratar o jogador foi pelo pagamento de 1,5 milhão de dólares (R$ 7,1 milhões na cotação atual). A quantia seria referente a 50% dos direitos econômicos do atleta.

Sobre os valores, é importante dizer que o Atletico Tucumán possui, por contrato, um valor pré-fixado como opção de compra: 1,8 milhão de dólares (R$ 8,5 milhões). O clube argentino já declarou publicamente que pretende exercer a opção.

Diante disso, a vontade de Mateo será importante para o desfecho e o Grêmio, por sua vez, entende que seu projeto esportivo é mais atrativo e financeiramente, pode oferecer um contrato melhor ao atleta. O vínculo proposto é de 4 temporadas.

A quantia oferecida pelo Grêmio já foi aceita pelo Argentinos Juniors, mas o grande obstáculo é convencer o Atlético Tucuman a antecipar o fim do empréstimo. Existe uma grande possibilidade do pagamento de uma compensação financeira menor para avançar na operação.

Como joga Mateo Coronel e suas características

Em sua 3ª temporada na elite do futebol argentino, Mateo Coronel já tem 21 gols marcados na carreira. Neste ano, são 27 jogos disputados, com 7 gols marcados e 1 assistência. Com 1,72m de altura, iniciou a carreira atuando como meia, mas atualmente joga como ponta-esquerda ou, em outros casos, como 2º atacante, tendo liberdade de movimentação atrás do centroavante.

Algumas estatísticas do jogador em 2023 (segundo o site Sofascore):

  • 25 jogos;
  • 7 gols;
  • 1 assistência;
  • 41 finalizações (24 no gol);
  • 50% de conversão de chances claras;
  • 30 passes decisivos;
  • 5 grandes chances criadas;
  • 36 dribles certos;
Mapa de calor de Mateo Coronel nesta temporada. (Foto: Reprodução)
Mapa de calor de Mateo Coronel nesta temporada. (Foto: Reprodução)

Vídeo incorporado do YouTube

Grêmio tem pressa para contratar Mateo Coronel

Ao mesmo tempo que mantém otimismo por um desfecho positivo, o Grêmio corre contra o tempo para realizar novas contratações. A janela de transferências fecha oficialmente no dia 2 de agosto, ou seja, o tricolor tem 9 dias para concluir suas negociações.

Em caso de jogadores livres no mercado, o prazo aumenta para 15 dias, até 8 de agosto, para que possa atuar pela Copa do Brasil.

Por fim, caso queira inscrever um atleta livre no mercado apenas para a disputa do Campeonato Brasileiro, o prazo é 15 de setembro.