Contratado para ser um dos principais nomes do Grêmio, o meia Franco Cristaldo é um dos protagonistas no elenco tricolor. Com a saída de Luis Suárez, coube ao argentino a responsabilidade de ser uma das referências técnicas da equipe.

Eleito o melhor meia do Campeonato Argentino em 2022, Cristaldo desembarcou em Porto Alegre com o status de maior compra da história gremista. Para convencer o Huracán, da Argentina, a liberar o atleta, o Grêmio precisou desembolsar cerca de 4.5 milhões de dólares (R$ 24 milhões na cotação da época).

O excelente desempenho em 2023 rendeu o primeiro reconhecimento. No início de 2024, o jogador recebeu a camisa 10 do clube, anteriormente usada pelo atacante Ferreira, que foi vendido para o São Paulo.

O salário e o contrato de Cristaldo no Grêmio

Cristaldo tem contrato vigente com o Grêmio até dezembro de 2026. Além disso, seu salário é de aproximadamente 65 mil dólares (R$ 310 mil na cotação atual), ocupando patamar intermediário em relação ao restante do elenco gremista, mas sendo um dos menores do time titular neste momento.

Cristaldo se tornou um dos destaques do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Cristaldo se tornou um dos destaques do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Por conta do desempenho apresentado e o patamar salarial abaixo da sua importância para o time, a direção gremista iniciou conversas com o staff do atleta para discutir uma renovação de contrato. A ideia também é conceder uma importante valorização salarial. Entretanto, as partes ainda não chegaram a um acordo e com a dificuldade de evolução nas tratativas, até mesmo uma saída não está descartada.

No início de 2024, o clube adotou uma prática parecida com o volante Villasanti, que teve seu salário duplicado e vínculo estendido até dezembro de 2027. A prática também tem como objetivo afastar um possível assédio de clubes do exterior. Recentemente, o Palmeiras demonstrou interesse no volante paraguaio.

Na última temporada, Cristaldo foi o artilheiro gremista, com 13 gols marcados e 5 assistências em 59 jogos. Pelo tricolor, foram 3 títulos conquistados: A Recopa Gaúcha de 2023, além do Campeonato Gaúcho de 2023 e de 2024.