Nesta quarta-feira (26), é comemorado o Dia do Goleiro. Para celebrar a data, o Grêmio está lançando uma camisa inspirada em Mazaropi, goleiro campeão da Libertadores e do Mundial.

Reproduzindo o uniforme utilizado no título do Mundial de 1983, o maior título da história gremista, a camisa começa a ser vendida nesta quarta-feira (26) na Gremiomania.

Divulgação / Grêmio FBPA
Divulgação / Grêmio FBPA
Nas cores preta, celeste e branca, a camisa é idêntica a única peça utilizada pelo goleiro na competição, com detalhes que formam a letra M, referenciando o seu nome. Este mesmo detalhe em azul apresenta acabamento em viés branco, o que enriquece ainda mais a peça. Já o escudo do Grêmio foi trabalhado artesanalmente com um bordado, aproximando ainda mais da peça original, que atualmente está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, depois de uma doação, na época, do goleiro.

Em entrevista à GrêmioTV, Mazaropi falou sobre como surgiu, na época, a ideia de produzir o manto. "Quando cheguei no Grêmio em 83, conheci uma pessoa em Porto Alegre. Nós elaboramos a camisa da Libertadores e depois, pensamos em uma para o Mundial. [...] Surgiu a ideia com as cores preta, celeste e branca, formando o M de Mazaropi. Só existiu uma camisa e hoje ela está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida", contou o ex-atleta, que emocionado, agradeceu a homenagem: "O Grêmio traz essa lembrança novamente. Para mim, é uma recordação e emoção muito grande, porque esse Clube me deu tudo. Essa camisa marcou muito porque foi a que vesti no patamar mais alto da minha carreira e tive o privilégio de fazer parte da equipe que conquistou o maior título da história do Clube. É um momento de muita emoção e alegria. Cada vez mais sou grato ao Tricolor. Essa camisa representa tudo. Obrigada, Grêmio. 40 anos depois, estou com ela novamente".
Foto: Masahide Tomikoshi
Foto: Masahide Tomikoshi

O item já está disponível para venda na loja oficial GrêmioMania Megastore da Arena e também pelo site gremiomania.com.br, ao valor de R$ 229,90. Sócios do Clube em dia possuem 10% de desconto na compra.

Divulgação / Grêmio FBPA
Divulgação / Grêmio FBPA

Dia do Goleiro

A data foi criada em 1975, uma homenagem ao ex-goleiro gremista e um dos principais da história do futebol brasileiro: Haílton Corrêa de Arruda, o Manga.