Decisivo no título do Campeonato Gaúcho, Adriel perdeu a posição de titular da meta gremista na partida contra o Cruzeiro, no último sábado (22). Paulo Caleffi, vice de futebol do clube gaúcho, revelou antes do confronto que o goleiro havia sido barrado por atos de indisciplina.

O estopim para a direção gremista e comissão técnica foi a entrevista concedida para Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha, sem autorização do clube. O goleiro expôs táticas utilizadas por Renato Portaluppi, gerando grande incômodo no clube. Entretanto, essa não foi a única infração cometida pelo jogador.

O Adriel vinha há alguns dias descumprindo algumas normas do clube. Foi diversas vezes alertado pelo Renato e comissão técnica. O último episódio foi ter dado uma entrevista sem qualquer consentimento do clube falando, inclusive, da parte tática defensiva da equipe, passando por cima da assessoria de imprensa. Conversamos com o Renato e entendemos que era o momento de dar um basta nesta situação. Nenhum jogador é maior que o Grêmio. Todos tem uma cartilha a cumprir. Isso que foi definido em reunião com Adriel — manifestou Paulo Caleffi.

Recentemente, Adriel trocou de empresário e o responsável por sua carreira, agora, é Pablo Bueno, agente também de Ferreira e Tetê (atualmente no Leicester), que já se envolveu em polêmicas com o clube. Renato Portaluppi se mostrou claramente incomodado com a troca de empresário por parte do goleiro.

O clube dá todas as condições para o jogador trabalhar. O jogador não pode pisar na bola. Ele já vinha sendo avisado que estava pisando na bola. Vocês não ficam sabendo, mas chega a hora que tínhamos que frear. Estamos fazendo isso para o bem dele. Um jogador não pode ter quatro empresários. Estamos fazendo isso para o bem. Ou acorda. Isso é inadmissível. Ele foi bem multado. Já vinha sendo multado. Temos de dar o exemplo. Perguntem para ele quem é o empresário dele. — disse Renato em entrevista coletiva.

Na manhã desta segunda-feira (24), o repórter Eduardo Gabardo revelou detalhes do contrato do goleiro com o Grêmio. De acordo com o jornalista, o salário de Adriel é de R$ 50 mil mensais, sendo o menor dentre os titulares do Tricolor. O acordo foi firmado em 2021, quando o jogador tinha sido promovido para o grupo principal gremista. O vínculo entre o goleiro e o Grêmio vai até o final de 2024.

"Se a situação permanecer inalterada, não pode se descartar até mesmo a saída de Adriel do Grêmio. Como o seu contrato não é longo (tem um ano e oito meses pela frente), uma saída na janela da metade do ano não será surpresa", informou Gabardo.

Quais foram os atos de indisciplina de Adriel no Grêmio?

O repórter Leonardo Müller informou em seu canal no Youtube os atos de indisciplina do goleiro gremista.

  1. Adriel chegou atrasado aos treinamentos. Grêmio exige a presença dos atletas no CT Luiz Carvalho pelo menos uma hora antes do início das atividades;
  2. Goleiro utilizou seu celular no vestiário, contrariando a proibição imposta pelo Grêmio;
  3. Não permaneceu com o grupo de jogadores nos horários de almoço ou janta;
  4. Entrevista para o Grupo RBS sem aviso prévio ao Grêmio.

Multado em todas as ocasiões em que cometeu atos de indisciplina, o jogador continua na reserva da meta gremista. Gabriel Grando será como o goleiro titular.