O ano de 2023, de modo geral, é extremamente positivo para o Grêmio. Retornando ao centro das atenções no futebol brasileiro, o clube é o melhor posicionado na tabela do Campeonato Brasileiro em comparação aos demais que subiram da série B e além disso, foi campeão estadual e chegou na semifinal da Copa do Brasil.

E além do desempenho muito interessante dentro de campo, fora das quatro linhas é notável o ótimo comparecimento do torcedor tricolor nos jogos. Na Arena, mais precisamente, a torcida gremista irá ultrapassar a casa dos R$ 50 milhões em bilheteria na partida diante do Cuiabá, que acontece neste domingo (3), às 11h, e que será válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Até o momento, 807.773 torcedores já estiveram presentes na Arena para acompanhar o Grêmio. Vale lembrar que a vitória de 1x0 sobre o Santos, que teve mando de campo do tricolor e precisou ser disputada no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, não é contabilizada para este cálculo.

Grêmio apresenta média de 31 mil torcedores em 2023 na Arena. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Grêmio apresenta média de 33 mil torcedores em 2023 na Arena. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

A média de público dos 23 jogos realizados pelo Grêmio em casa, somada a apresentação de Suárez no dia 6 de janeiro, é de 33.657 torcedores. A média do ano passado foi de aproximadamente 21,9 mil em 27 jogos na temporada completa.

No total do ano passado, o Grêmio levou apenas 592 mil pessoas ao seu estádio, número comprometido pela disputa da série B. Mesmo assim, o tricolor foi dono dos 5 maiores públicos do futebol gaúcho.

Neste ano, 5 partidas contaram com presença de público superior a 45 mil torcedores. As partidas foram:

  • Grêmio 4x1 São Luiz (Recopa Gaúcha) - 49.614 torcedores;
  • Grêmio 2x1 Internacional (Campeonato Gaúcho) - 49. 460 torcedores;
  • Grêmio 1x0 Caxias (Campeonato Gaúcho) - 51.556 torcedores;
  • Grêmio 0x2 Botafogo (Campeonato Brasileiro) - 47.029 torcedores;
  • Grêmio 0x2 Flamengo (Copa do Brasil) - 52.932 torcedores

Em outro jogo, na vitória tricolor de 2x1 sobre o São Paulo, em junho, o público foi de 42 mil torcedores, também configurando boa presença. Para o jogo contra o Cuiabá, a expectativa é de novamente, um grande público. Mais de 23 mil ingressos já foram vendidos de forma antecipada.