A chegada de um grande jogador é capaz de por si só, modificar o ambiente de todo um clube. A contratação do atacante Luis Suárez ainda é muito recente e foi um movimento ousado da direção gremista, mas o resultado inicial é espetacular, dentro ou fora de campo.

Dentro de campo, os 5 gols marcados em seus 3 primeiros jogos já o tornam artilheiro da temporada gremista e também o jogador com mais gols entre os times da série A do Campeonato Brasileiro. Enretanto, os primeiros resultados nos assuntos fora de campo são ainda mais positivos.

Aumento de público e no quadro social após "efeito Suárez"

Número de sócios explodiu após contratação

Uma das grandes esperanças da direção tricolor em tornar a contratação de Suárez viável financeiramente era o aumento no número de sócios, que é uma receita total para o clube. O pagamento da mensalidade vai diretamente ao tricolor.

Hoje, o Grêmio contabiliza exatamente 74.064 sócios, representando um aumento de aproximadamente R$600 mil mensais nos cofres. A expectativa é alcançar um número próximo a 100 mil torcedores associados, o que configuraria um recorde na história da instituição.

Segundo já declarado por dirigentes gremistas, cerca de 30% dos salários são pagos pelo quadro social, ou seja, por este aumento no número de sócios.

Público recorde em menos de um mês dentro da Arena

Desde a contratação, o Grêmio utilizou Suárez em 3 eventos dentro de seu estádio: Sua apresentação oficial, a final da Recopa Gaúcha e a estreia em casa no Campeonato Gaúcho.

Na sua apresentação oficial, foram 31.122 torcedores. Na final da Recopa Gaúcha, 49.614 torcedores acompanharam a estreia de gala e os 3 gols marcados pelo uruguaio, enquanto na partida contra o Brasil de Pelotas, na última quarta-feira (25), 29.806 gremistas foram ao estádio na vitória por 1x0 e novamente com gol do camisa 9.

Ao todo, nos 3 eventos em que teve Suárez como atração dentro de casa, mais de 110 mil pessoas compareceram em menos de um mês. Tal repercussão é considerada surpreendente até mesmo para a direção gremista.

O contrato de Suárez com o Grêmio, que terá duração até dezembro de 2024, custará aproximadamente R$50 milhões, entre os vencimentos e impostos. Grande parte deste valor é pago por investidores externos.