A eliminação do Grêmio para o CSA na noite da última terça-feira segue repercutindo nacionalmente. A polêmica decisão tomada pelo árbitro do jogo, Matheus Candançan, de anular o gol marcado por Aravena, já aos 49 minutos do segundo tempo, gerou muita reclamação de jogadores e também de dirigentes gremistas.

E como de costume, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, horas após o fim da partida, o aúdio que mostra o diálogo entre o árbitro de campo e a equipe do VAR, liderada por Daiane Muniz, além dos auxiliares envolvidos no lance.

Dentre os principais trechos do vídeo, que possui cerca de 3 minutos de duração, é possível perceber a dúvida do árbitro de campo sobre quem, de fato, cometeu a falta no lance. Questionado por atletas durante a checagem, Matheus Candançan alega que não sabe quem cometeu a infração.

CBF divulga áudio do VAR de gol anulado do Grêmio contra o CSA

Confira o conteúdo na íntegra:

A anulação do gol, mesmo com a checagem na cabine do VAR, geraram outros efeitos. O centroavante Matías Arezo, por exemplo, foi expulso por reclamação e com isso, desfalcará o Grêmio na primeira partida do clube na Copa do Brasil de 2026, caso ainda esteja no tricolor.

Dirigentes podem ser punidos por conta das reclamações e protestos realizados na saída de campo, onde a arbitragem inclusive teve de ser escoltada até os seu vestiário. Na súmula, ainda foi relatado que uma nota de dinheiro foi jogada contra a arbitragem pelo vice-presidente Eduardo Magrisso.

Outro acontecimento relatado em súmula foi o arremesso de uma garrafa em direção ao vestiário da arbitragem, mas que não acertou os profissionais. Também foi relatado que jogadores e outros dirigentes estavam aguardando a equipe de arbitragem no caminho aos vestiários para mais protestos.

Em pronunciamento oficial emitido pelo Grêmio através de seus canais de comunicação, o clube informou que nesta quinta-feira (22), o presidente Alberto Guerra e Luiz Felipe Scolari, coordenador técnico do clube, terão uma reunião com a comissão de arbitragem da CBF na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Após ser eliminado na Copa do Brasil, o Grêmio já se prepara para seu próximo compromisso na temporada. No domingo (25), o tricolor encara o Bahia, em casa, às 11h (Horário de Brasília), em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.