A vitória de 2x0 do Grêmio sobre o São Paulo consolidou o momento de recuperação do tricolor gaúcho dentro do Campeonato Brasileiro. E com a sequência positiva de resultados, o torcedor gremista já começa a vislumbrar a possibilidade de disputar a Copa Libertadores da América em 2026.

Restando 10 rodadas até o fim do Brasileirão, o Grêmio agora terá de estabelecer uma sequência de vitórias para que este objetivo seja possível. E atualmente, as chances matemáticas de desfecho positivo neste cenário são relativamente baixas.

A chance matemática do Grêmio jogar a Libertadores de 2026

A cada rodada, os cálculos são feitos e atualizados pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para diversos cenários, como o rebaixamento, vaga na Copa Sul-Americana e na Copa Libertadores da América do próximo ano.

No caso do Grêmio, a projeção para que o tricolor encerre o Brasileirão entre os seis primeiros colocados e tenha participação garantida na próxima edição da Libertadores é de cerca de 5%.

Confira as chances de cada time:

TIME PROBABILIDADE
1 Palmeiras 100%
2 Flamengo 100%
3 Cruzeiro 99,7%
4 Mirassol 93,3%
5 Bahia 72,6%
6 Fluminense 46,5%
7 Botafogo 46,4%
8 São Paulo 11,9%
9 Vasco da Gama 8%
10 Red Bull Bragantino 6%
11 Grêmio 5,3%
12 Ceará 5,1%
13 Atlético-MG 1,9%

Vale lembrar que, por conta da disputa de outros campeonatos, o número de vagas pode aumentar.

Se Flamengo ou Palmeiras se sagrarem campeões da Libertadores neste ano, o G-6 se tornará G-7. Além disso, caso o Cruzeiro seja campeão da Copa do Brasil, serão destinadas as vagas para os oito primeiros colocados.

Neste caso, a diferença atual entre o São Paulo (oitavo colocado) e o Grêmio é de apenas 2 pontos. A vitória justamente no confronto direto foi um ponto essencial para que o tricolor gaúcho siga tendo a ambição de cumprir esta meta no fim da temporada e encerre o ano de maneira honrosa.

Confira a tabela de classificação atualizada do Campeonato Brasileiro: