Mano Menezes não seguirá no comando do Grêmio. Clube e treinador não chegaram a um acordo para renovar o vínculo por mais uma temporada, encerrando a passagem que terminou com o Tricolor Gaúcho ocupando a 9ª colocação no Brasileirão.

A possibilidade de continuidade já vinha perdendo força, especialmente pela forte resistência de parte da torcida. Apesar de ter enfrentado uma série de problemas, como lesões importantes e limitações do elenco, o desempenho da equipe na reta final do campeonato frustrou a direção e o torcedor.

Mano Menezes chegou a balançar no Grêmio

O técnico chegou a balançar no cargo ainda no fim do primeiro turno, após a derrota para o então lanterna Sport na Arena. Mesmo assim, Mano conseguiu promover uma recuperação parcial nas partidas seguintes, impulsionada pela chegada de reforços como Arthur, Carlos Vinícius e Marcos Rocha.

Embora tenha assegurado vaga na Sul-Americana, o grande momento de sua passagem em 2025 foi a vitória no GreNal do returno, no Beira-Rio, por 3 a 2, resultado que serviu como ponto alto de um ano turbulento.

Desempenho de Mano no Grêmio

Durante sua segunda passagem, iniciada em 21 de abril, Mano comandou o Grêmio em 39 partidas, acumulando:

  • 14 vitórias
  • 12 empates
  • 13 derrotas
  • 48 gols marcados
  • 33 gols sofridos
  • 1 título: Recopa Gaúcha
  • Eliminações: playoffs da Sul-Americana e terceira fase da Copa do Brasil
  • Brasileirão: 9º lugar

Nota oficial do Grêmio

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica que o técnico Mano Menezes não permanecerá no comando da equipe na próxima temporada.

O Clube agradece pelos serviços prestados ao longo de 2025. Desde o seu retorno, em 21 de abril, o treinador demonstrou mais uma vez o profissionalismo e o comprometimento que marcaram sua trajetória no futebol brasileiro e a sua relação histórica com o Tricolor.

Estendemos, igualmente, nosso reconhecimento aos profissionais que compuseram sua comissão técnica, desejando sorte e sucesso no prosseguimento de suas carreiras.