O Grêmio anunciou a saída de mais um jogador, este que integra a categoria sub-20 do tricolor. Trata-se do meia Kauan Kelvin, que estava em fim de contrato com o clube e assinou contrato com o Braga, de Portugal, até 2028.

A equipe portuguesa já negociava com a direção gremista e o staff do atleta desde março, quando as tratativas por uma renovação de contrato com o Grêmio acabaram definitivamente. Houve uma grande diferença entre os valores pedidos pelos representantes do atleta e o que o tricolor se dispôs a oferecer.

Desde março, a negociação entre Grêmio e Braga foi para definir o molde. Inicialmente, a ideia era de que a saída seria por uma liberação sem custos e com o clube permanecendo com um percentual dos direitos econômicos visando uma venda futura. Por fim, o tricolor receberá a quantia de 1 milhão de euros (R$ 5,2 milhões na cotação atual) pelos 70% dos direitos econômicos do atleta.

Os vencimentos de Kauan Kelvin no Grêmio eram abaixo dos R$10 mil mensais. A 2ª proposta de renovação apresentada pela direção tricolor foi de um salário dentro da realidade para atletas que sobem das categorias de base e além disso, apresentação de um projeto de carreira com aproveitamento gradual no elenco profissional.

Mesmo assim, o jogador optou por recusar a oferta e encaminhou sua saída ao futebol europeu. Seu contrato com o Grêmio ia até janeiro de 2024 e com isso, já poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de agosto deste ano.