A saída de Luis Suárez é apenas um dos fatos que sinalizam o início do planejamento do Grêmio visando a próxima temporada. O clube já iniciou o processo de análise para entender quais jogadores serão utilizados para a disputa da Libertadores, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2024.

Dentro deste contexto, dois jogadores já tem futuro sacramentado e admitido pelo clube. O meia Gustavinho e o atacante Juan Iturbe não permanecerão para 2024 e puxam a fila de dispensas neste fim de ano.

Iturbe e Gustavinho não permanecerão no Grêmio para 2024

Iturbe foi contratado pelo Grêmio durante o meio desta temporada e chegou para ser uma alternativa ao setor ofensivo do time comandado por Renato Portaluppi. Entretanto, entrou em campo apenas 6 vezes, não marcou gols e nem concedeu assistências. Além disso, também teve problemas com lesões musculares.

Seu contrato, que inicialmente é válido até o fim deste ano, possui uma cláusula de renovação automática até dezembro de 2024, com manutenção do patamar salarial. Porém, o baixo rendimento fez com que a direção gremista não realizasse este movimento.

Com apenas 6 jogos feitos pelo Grêmio, Iturbe não permanecerá para 2024. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Com apenas 6 jogos feitos pelo Grêmio, Iturbe não permanecerá para 2024. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

O caso de Gustavinho é diferente. O jovem meia de apenas 22 anos foi contratado por empréstimo junto ao América-MG até o fim deste ano, com opção de compra pré-estabelecida em R$ 3 milhões. Mesmo com o valor considerado acessível, o desempenho dentro de campo também não agradou e por isso, será devolvido ao clube mineiro.

Nos primeiros meses deste ano, Gustavinho foi utilizado por Renato na disputa do Campeonato Gaúcho. Entretanto, perdeu espaço e foi levado ao time sub-23 para disputa de torneios secundários. Pelo time profissional, foram apenas 13 jogos, sem gols marcados.

Gustavinho será devolvido ao América-MG. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Gustavinho será devolvido ao América-MG. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

A tendência é de que, nas próximas semanas, o futuro de outros jogadores seja definido. Confira abaixo os atletas que estão em fim de contrato com o Grêmio:

  • Caíque (goleiro);
  • João Pedro (lateral-direito);
  • Bruno Uvini (zagueiro);
  • Bruno Alves (zagueiro);
  • Pedro Geromel (zagueiro);
  • Luan (meia);
  • André Henrique (atacante)