Nesta segunda-feira (11), o Grêmio divulgou, por meio de suas redes sociais, a abertura das inscrições e o regulamento para os torcedores gremistas interessados em participar do concurso para a criação do novo mascote, que dividirá espaço com o Mosqueteiro.

A concepção do visual de Flecha, homenagem ao icônico e eterno Tarciso Flecha Negra, será realizada através de concurso cultural promovido pelo próprio clube como parte das comemorações do aniversário de 120 anos do Grêmio.

A inscrição deverá ser realizada através do formulário disponível no endereço Mascote Flecha Negra (de 15/09 a 15/10/2023) devendo completar integralmente o formulário, aceitar este regulamento e disponibilizar a imagem por arquivo em extensão pdf com um tamanho máximo 20 mega.

Tarciso, o Flecha Negra

Atacante do Grêmio entre 1973 e 1985, Tarciso, também conhecido como "Flecha Negra" é o jogador que mais vestiu a camisa do Tricolor. Além das 723 partidas, o ídolo gremista é o segundo maior artilheiro da história do clube, com 228 gols marcados.

Defendendo as cores do Imortal, Tarciso conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro do Grêmio, em 1981. Na temporada de 1983, o jogador foi campeão da Libertadores e do Mundial. Na competição estadual, o Flecha Negra conquistou cinco campeonatos gaúchos (1977, 1979, 1980, 1985 e 1986).

O ex-atacante, que tinha 67 anos, lutava contra um tumor ósseo e em 2018 faleceu. Tarciso era Tricolor até mesmo na data de nascimento. Se o Grêmio foi fundado em 15 de setembro de 1903, o artilheiro nasceu 48 anos depois, no mesmo dia, para tornar-se um dos jogadores mais vitoriosos da história do Imortal Tricolor.

Divulgação / Grêmio FBPA
Divulgação / Grêmio FBPA

Objetivo

O objetivo deste concurso cultural é promover a valorização e representatividade dos grandes ídolos do Clube, bem como enaltecer as personalidades negras que contribuíram no desenvolvimento do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Aqui trataremos, em especial, do grande ícone tricolor Tarciso Flecha Negra que através de suas conquistas, seu trabalho e seu grande legado, será homenageado por meio de um novo mascote. Além disso, busca-se estimular a discussão e reflexão sobre temas importantes relacionados à história, cultura e contribuições dos heróis negros para a sociedade. O concurso almeja celebrar a diversidade, inspirando uma maior compreensão da importância desses ícones na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

José Tarciso de Sousa nasceu em São Geraldo/MG, no dia 15 de setembro de 1951. Iniciou a carreira no América/RJ, onde se destacou como "ponta-de-lança", atuando em uma equipe que usava como arma o contra-ataque em alta velocidade. Em novembro de 1972, após marcar o gol da vitória do time carioca sobre nosso coirmão, em Porto Alegre, o técnico gremista Milton Kuelle pediu sua contratação para o ano de 1973. Ao chegar ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense rapidamente se destacou como um atacante ágil e veloz, razão pelo qual ganhou o apelido "Flecha Negra". O auge de sua carreira no Grêmio foi durante a década de 1970, quando ele se tornou uma parte fundamental da equipe, desempenhando um papel importante na conquista de diversos Campeonatos pelo Grêmio. Sua contribuição para o Clube o transformou em um ícone do Grêmio e um dos jogadores mais queridos de sua época.

Tarciso é uma das maiores referência entre os mais importantes jogadores da história do Grêmio, sendo detentor de marcas que dificilmente serão alcançadas:

- É o jogador que mais atuou com a camiseta do clube: 723 vezes

- É o segundo maior artilheiro da história do clube: 228 gols

- É o maior goleador "gaúcho" na história do Campeonato Brasileiro, com 76 gols.

- Conquistou o Troféu Bola de Prata da Revista Placar em 1977 e 1978;

- Foi artilheiro do Campeonato Gaúcho, em 1975;

- Campeão 15 vezes com a camisa tricolor, sendo o único campeão em 77, 81 e 83, três anos fundamentais da história do Grêmio.

Além de sua velocidade e habilidades no campo, Flecha Negra também era conhecido por sua dedicação ao Grêmio e sua paixão pelo Clube. Ele era conhecido por beijar o escudo do Grêmio em seu uniforme após marcar gols, um gesto que emocionava os torcedores. Após finalizar sua carreira dentro de campo, Flecha Negra continuou envolvido com o Clube.

Tarcísio Flecha Negra é lembrado como uma lenda do Grêmio e uma das figuras mais emblemáticas da nossa história, por isso seu mascote deverá expressar, dentro de uma ideia lúdica infanto-juvenil, toda a força, empatia, simpatia, bondade, carisma, sensação de acolhimento, bem como toda a parte guerreira, resiliente e claro, veloz deste ícone do futebol brasileiro.

Sobre o concurso

Para atender o anseio do torcedor em buscar um novo símbolo para representar a história do Clube e sua diversidade, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lança o CONCURSO CULTURAL MASCOTE FLECHA NEGRA onde o gremista poderá escolher a figura do novo personagem expressando a força guerreira com que Tarciso defendia e representava nossas cores, dentro de uma ideia lúdica infanto-juvenil.

Para participar, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição que estará disponível no endereço http://mascoteflechanegra.net somente a partir do dia 15 de setembro (sexta-feira), e ficará disponível até o dia 15 de outubro.

O Grêmio criará um grupo multidisciplinar composto por profissionais técnicos da área de designer, marketing e comunicação, que avaliará e escolherá o vencedor.

Mais informações

Organizador

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense como organizador do concurso criará um grupo multidisciplinar para avaliar os trabalhos contando com profissionais técnicos da área de designer, marketing e comunicação, além de outros especialistas.

Período

O Clube receberá as inscrições e as artes entre os dias 15/09/2023 e 15/10/2023 e divulgará o vencedor no mês de novembro de 2023, em data a ser definida pela Instituição. Eventualmente, poderá o Clube modificar as datas sem aviso prévio.

Elegibilidade

Será elegível para a participação neste concurso cultural qualquer pessoa física que, concordando com os termos aqui estabelecidos, encaminhe a arte para a landing page estabelecida no item "2.1.", devendo possuir mais de 18 anos de idade, ser brasileiro e não podendo ser colaborador, estagiário, menor aprendiz, prestador de serviço, conselheiro e/ou dirigente do Clube.