A vitória pelo placar de 2x0 sobre o CSA na última terça-feira (5) encaminhou a volta do Grêmio para a série A do Campeonato Brasileiro em 2023. O resultado consolidou o time de Renato Portaluppi na vice-liderança da série B e agora a torcida faz suas contas para projetar qual será a rodada da confirmação matemática do acesso.

Observando o desempenho ao longo dos últimos anos, pode se dizer que resta apenas 1 vitória para o tricolor garantir virtualmente sua vaga. Isso porque neste formato, o time que precisou da menor pontuação para subir de divisão foi 59 pontos, 3 a menos do que o Grêmio possui hoje. Na ocasião, o Vitória conseguiu a última vaga com tal pontuação.Estatisticamente, o tricolor tem 97% de chance de conseguir a vaga. O levantamento é feito pelo site "Infobola".

Sendo assim, a "pontuação mágica" pode ser já atingida diante do Londrina, neste sábado (8), fora de casa. Entretanto, a confirmação matemática passa a ser mais provável a partir do jogo contra o Bahia, no dia 16 de outubro, em casa. Para isso, o Grêmio precisaria abrir 10 pontos de vantagem para o 5º colocado, atualmente o Sport, com 49 pontos conquistados. Veja abaixo os próximos jogos do tricolor:

ÚLTIMOS JOGOS
Gauchão 25/02 - 18:00 - Beira-Rio
INT 3 x 2 GRE
Gauchão 17/02 - 16:30 - Arena Grêmio
GRE 6 x 2 SCR
Gauchão 14/02 - 19:00 - Colosso da Lagoa
YPI 0 x 0 GRE
PRÓXIMOS JOGOS
Gauchão 02/03 - 16:30 - Arena Grêmio
GRE x GUA

Mesmo com o acesso iminente, o técnico Renato Portaluppi quer que o foco do time esteja alto, sem queimar etapas:

"Não fiz contas. Vamos jogo a jogo. A cada rodada. Hoje demos um passo importante, mas os adversários também venceram. O importante é que fizemos nossa parte. Temos um jogo difícil contra o Londrina, é buscar o resultado positivo e ver o que acontece na rodada. Após o Londrina pode pensar em quantos pontos vão faltar, mas no momento vamos rodada a rodada." disse Renato.