Uma pesquisa divulgada pela CNN Esportes / Itatiaia / Quaest reforçou que o Grêmio é a maior torcida do Sul do Brasil. A torcida do Imortal, ao lado do Santos, segundo a divulgação, é a oitava maior do país, com 3% dos torcedores do país.

A torcida do Grêmio faz com que a região Sul seja a única sem a liderança do Flamengo ou Corinthians. O rival Internacional aparece como a 11ª maior torcida do Brasil ao lado de Bahia e Sport, com 2% dos torcedores.

O ranking da pesquisa entitulada "O Maior Raio-X do Torcedor" é liderado por Flamengo (24%), Corinthians (18%) e Palmeiras (9%). O levantamento foi realizada presencialmente em 325 cidades brasileiras com 6.507 pessoas de 16 anos ou mais. As entrevistas ocorreram entre os dias 29 de março e 2 de abril deste ano.

Os responsáveis pelo estudo apontam que a pesquisa possui uma margem de erro de 1,4% para mais ou para menos e um nível de confiabilidade de 95%.

Maiores torcidas do Brasil

Posição Clube % das torcidas
Flamengo 24%
Corinthians 18%
Palmeiras 9%
São Paulo 8%
Atlético-MG 5%
Cruzeiro 5%
Vasco 4%
Grêmio 3%
Santos 3%
10º Bahia 2%
11º Inter 2%
12º Sport 2%

Sócios gremistas

O Grêmio divulgou nesta segunda-feira, às 11h, o número de associados ativos. Atualmente são 95.300 torcedores hexacampeões gaúchos sócios do Tricolor.

Divulgação / Grêmio FBPA
Divulgação / Grêmio FBPA

Às vesperas da final do Campeonato Gaúcho, o clube anunciou que havia ultrapassado o maior número de sócios da sua história. O recorde foi registrado em novembro de 2017, quando o Grêmio conquistou a Libertadores da América pela terceira vez. Na época, o Imortal divulgou que eram 92.694 associados.