O Grêmio se prepara para tomar uma importante decisão nos próximos meses. Com a aproximação do fim dos contratos de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, outros acordos também terão de ser renovados em breve. Um destes casos são as placas de publicidade, que ficam em torno do gramado da Arena.

A assinatura do novo acordo pode trazer uma quantia significativa aos cofres do clube, mesmo iniciando sua validade apenas no ano de 2025. Por isso, a direção tricolor estuda os detalhes das ofertas recebidas para estabelecer o melhor cenário possível.

Até o momento, existem dois interessados em comprar o espaço das placas, sendo a BRAX um deles. Mesmo que as ofertas sejam parecidas em diversos aspectos, existem alguns detalhes que são bastante distintos. Por isso, confira abaixo os detalhes das 2 ofertas que o Grêmio tem em mãos.

As 2 propostas para as placas de publicidade na Arena do Grêmio

Proposta oferecida pela BRAX

A oferta apresentada pela BRAX não é exclusiva ao Grêmio. O acordo foi proposto para diversos clubes, mas o tricolor faz parte do grupo onde foi oferecida a melhor proposta, por conta de sua representatividade e tamanho de torcida. Este novo acordo seria de 5 anos, ou seja, de 2025 a 2029.

A BRAX oferece cerca de R$25 milhões como luvas, que serão pagas em até 30 dias úteis a partir da assinatura do contrato. Aos clubes de menor torcida, não foi oferecido o pagamento destas luvas.

Após isso, a intermediária não pagaria nenhum valor em 2024, mas em 2025, quando o contrato passa a ter validade total, o restante da quantia começaria a ser pago. Confira abaixo a tabela completa do fluxo de pagamento:

Ano Valor Forma de pagamento
2023 R$25 milhões À vista (em até 30 dias úteis)
2024 Sem valores pagos ---------
2025 R$ 12 milhões Parcelas mensais (R$ 1 milhão/mês)
2026 R$ 13,2 milhões Parcelas mensais (R$ 1,1 milhão/mês)
2027 R$ 14.520.000 Parcelas mensais (R$ 1,21 milhão/mês)
2028 R$ 15.972.000 Parcelas mensais (R$ 1,33 milhão/mês)
2029 R$ 17.569.200 Parcelas mensais (R$ 1,46 milhão/mês)
Total: R$ 98.261.200,00

*Valores revelados primeiramente pelo jornalista Rodrigo Capelo, do GE.

Os valores são considerados interessantes para o Grêmio, mas existe um ponto extremamente importante: Exclusividade. Ao comprar o espaço, a BRAX teria direito a totalidade do tempo negociado, que são 90 minutos por jogo.

Com isso, esta empresa teria a liberdade para vender as cotas da maneira que preferir. Os principais interessados em comprar o espaço são casas de apostas.

A expectativa da BRAX é arrecadar aproximadamente R$ 458 milhões por cada cota de patrocínio. Na busca de compradores, a empresa alega que terá 17 clubes da série A com contrato assinado, comercializando o total de 323 jogos do Brasileirão por ano.

Proposta oferecida pela concorrente

A oferta apresentada pela concorrente (especula-se que seja a Sports Hub) é, em sua maioria, parecida com a BRAX. Entretanto, alguns detalhes são diferentes. Entre eles, e o principal ponto a favor, é não ter a exclusividade do negócio. Ao Grêmio, foi apresentado um modelo onde seriam entregues 80 dos 90 minutos dos jogos, restando 10 minutos para comercialização direta do clube.

Nesta oferta, o clube receberia o total de R$98,5 milhões pelos 80 minutos de cada jogo do tricolor na Arena. Internamente, o clube entende que pode conseguir bons acordos diretos pelos 10 minutos que teria direito total.

O pagamento das luvas é semelhante, ou seja, cerca de R$25 milhões, e também terá duração de 5 anos.

Vale lembrar que, no contrato que está sendo cumprido e que é válido até 2024, a CBF intermedia esta negociação com as empresas. Uma parte desta quantia é paga aos clubes, mas com cifras consideravelmente inferiores aos valores que entrarão nos cofres futuramente. O tricolor recebe apenas cerca de R$ 6 milhões anuais, enquanto clubes de maior torcida, como Corinthians, arrecadam R$12 milhões por ano. Ainda na ocasião, cada clube teve liberdade para escolher entre as propostas das empresas Sport Promotion e Ecotonian.