Em busca de opções para a próxima janela de transferências, o Grêmio mapeia o mercado e está em negociações por um jogador conhecido no cenário sul-americano: Trata-se do atacante Juan Iturbe, de 30 anos e atualmente no Aris, da Grécia.

Com passagens por Roma e Porto, o jogador argentino está em fim de contrato com o clube grego e estará livre no mercado a partir do dia 1º de julho. A informação do jornalista Rafael Pfeiffer é de que o tricolor já se movimentou e enviou proposta aos representantes do atleta.

Iturbe seria o mais novo alvo da direção do Grêmio. (Foto: Roma / Divulgação)
Iturbe seria o mais novo alvo da direção do Grêmio. (Foto: Roma / Divulgação)

Iturbe seria uma complementação ao principal setor de carência no elenco comandado pelo técnico Renato Portaluppi: Atacantes de lado de campo. Além dele, existe o desejo já revelado publicamente pela chegada de Michael, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Detalhes da proposta do Grêmio e o principal concorrente

A proposta do Grêmio por Iturbe chegou ao conhecimento do jogador e de seus representantes na noite da última quinta-feira (8). Além do tricolor gaúcho, o Shabab Al-Ahli, da Arábia Saudita, também monitora o atacante e pode fazer uma proposta nas próximas semanas.

Um ponto que facilita a negociação é que o seu atual clube não deve oferecer proposta de renovação de contrato. Seu salário atualmente é de 700 mil euros anuais (R$3,6 milhões na cotação atual). Mensalmente, são vencimentos de R$300 mil.

Nesta temporada, Iturbe fez 41 jogos, tendo 6 gols marcados e 3 assistências. Seu time ficou na 5ª posição do Campeonato Grego, com 51 pontos. Foi contratado junto ao Pumas, do México, em agosto de 2021 pela quantia de 2 milhões de euros.

Seu principal momento na carreira foi entre os anos de 2014 e 2015, quando foi comprado pela Roma pela quantia de 20 milhões de euros e na ocasião, tido como uma grande promessa do futebol argentino.

Além disso, também passou por outros times tradicionais, como Torino, Pachuca, Tijuana e mais recentemente, o Pumas. Na carreira, tem 359 jogos, com 40 gols marcados e 30 assistências. No currículo, venceu 2 edições do Campeonato Português.